terça-feira, 28 de abril de 2009

NOTÍCIAS DA CIDADE DE BARBALHA

ESTRADA QUE LIGA DISTRITO DE CALDAS
AO ARAJARA SERÁ ASFALTADA

A estrada que liga o distrito de Caldas ao Arajara será reformada. O resultado da licitação para a construção e pavimentação do asfalto já saiu. A construtora Coral ganhou o processo de licitação e a obra está orçada em mais 3,7 milhões de reais. O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana disse que está tomando as providências necessárias para que em seguida o Governador Cid Gomes assine a ordem de serviço. Com a construção da estrada o desenvolvimento turístico da região vai crescer, pois os dois distritos já possuem um potencial turístico muito intenso. Com a nova estrada os agricultores na escoação dos produtos agrícolas para comercialização na região serão beneficiados. Já existe um projeto para a urbanização da Vila do Caldas, que segundo o Secretário Camilo Santana, é um compromisso assumido com Barbalha. Com relação à estrada que liga Barbalha ao Caldas, será feito um novo recapeamento do asfalto. As obras serão concluídas até o início de 2010.

ESTRADA DO CALDAS

Assim como a CE 293, que liga Barbalha ao Distrito de Arajara, e que também recebeu a ordem de serviço para a construção da ponte do Sítio Brito, a estrada que dá acesso ao Caldas vai receber uma recuperação completa. O prefeito José Leite (PT) esteve acompanhado do secretário Camilo Santana, na Superintendência do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) em Fortaleza. O prefeito cobrou do Superintendente Geral do DER, Dr. Quintino Farias, mais agilidade na recuperação das estradas, principalmente com relação ao processo de recapeamento da CE que liga Barbalha ao município de Jardim. Os recursos para esta obra já foram aprovados e está orçada em R$ 7milhões. O governador Cid Gomes autorizou os recursos para a reconstrução da estrada que começa em agosto deste ano. As autoridades estão esperando a diminuição das chuvas, para que as obras tenham início.

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS PARA MERENDA ESCOLAR

O prefeito de Barbalha, José Leite, juntamente com o secretariado municipal, esteve reunido no último dia 17, com os diretores da União das Associações de Barbalha (UNAB), para lançar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que vai fortalecer a merenda escolar da rede pública de ensino. O programa será desenvolvido em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e as associações comunitárias oriundas da agricultura familiar. A Conab comprará os alimentos dos agricultores que poderão complementar a renda familiar.

PARCERIA DA PREFEITURA

A prefeitura de Barbalha apóia o Programa de Aquisição de Alimentos para a Merenda Escolar, e para isso, vai oferecer também o suporte logístico para a concretização da iniciativa, como o transporte da merenda até as escolas. Os produtos serão adquiridos pela CONAB em parceria com o governo estadual e municipal. Ainda na ocasião, o prefeito José Leite, fez uma explanação das ações administrativas realizadas durante os cem primeiros dias do seu governo. Ele reafirmou que o seu governo terá caráter popular e que a sociedade Barbalhense terá acesso aos empreendimentos desenvolvidos pela prefeitura. Sejam eles, com recursos próprios, ou em parceria com o governo Estadual ou Federal. “Hoje nós fizemos diferente. Estivemos reunidos com os diretores das associações para que eles participem ativamente da administração”.

BARBALHA SEDIA I SEMINÁRIO DE ASSENTAMENTOS RURAIS DO PNCF

Barbalha sediou no último dia 18, no Hotel das Fontes, distrito de Caldas, o I Seminário de Assentamentos Rurais do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no Cariri. O evento proporcionou a discussão sobre as iniciativas que priorizam o desenvolvimento econômico dos trabalhadores rurais. O evento contou com as presenças do prefeito municipal, José Leite, do Secretário Nacional do Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, e do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Camilo Santana. O principal objetivo do Programa Nacional de Crédito Fundiário é constituir um importante mecanismo de acesso a terra, contribuindo para a ampliação e a consolidação da agricultura familiar. O programa busca ainda, o aumento da renda e a melhoria das condições de vida da população rural, através da ocupação produtiva permanente para as famílias beneficiadas. O programa fundiário possui três diferentes linhas de financiamento que beneficiam os trabalhadores rurais mais pobres, os jovens agricultores entre 18 e 28 anos e os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra. As trabalhadoras rurais e as agricultoras familiares também são atendidas pelo programa.

PREFEITO DEFENDE PROGRAMA

Para José Leite é importante que o agricultor produza na sua própria terra e o crédito fundiário permite que isto aconteça. “Hoje em Barbalha, existem quatro assentamentos pelo crédito fundiário em expansão. Outras comunidades já estão começando a discutir a possibilidade de novos assentamentos, e isto gera melhoria de emprego e renda para a população, evitando a saída de nossos agricultores para buscar empregos no Sul do país. Nós queremos o barbalhense produzindo aqui para o nosso município e estado”, finalizou o prefeito.O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, enumerou as políticas do governo Federal e Estadual que beneficiam o movimento rural. Dentre as ações voltadas para os agricultores, Camilo apontou o crédito fundiário, que garante o direito à aquisição da terra, através de grupos de assentados e da implantação do projeto produtivo.

LIMPEZA E RECUPERAÇÃO NOS CALÇAMENTOS

A Secretaria de Obras e Infra-estrutura de Barbalha está priorizando a limpeza pública no município. Os técnicos da Secretaria de Obras já vêm trabalhando com novos critérios para retirada de lixo e entulhos, fazendo a capinação e até no paisagismo dos logradouros públicos e avenidas do município. O secretario de Obras, Mágno Silva Coelho, afirmou que uma cidade limpa, tem uma saúde pública equilibrada. O secretário solicita à população que observe a rota do caminhão coletor do lixo domiciliar, e que não deixe o lixo exposto muito tempo nas calçadas. O acúmulo de lixo nas ruas era um problema antigo no município de Barbalha. Hoje, com as medidas adotadas pela prefeitura, a cidade progride quando se trata de limpeza pública. É um compromisso do governo Municipal, manter a cidade limpa. O trabalho está sendo realizado em toda cidade, tanto na zona urbana como na rural. O trabalho de recuperação dos calçamentos também está sendo realizado. Todas as avenidas e ruas terão seus calçamentos recuperados.

REUNIÃO ESCLARECE DÚVIDAS DE AGRICULTORES SOBRE O PRONAF

O Secretário de Agricultura do município de Barbalha, José Elismar Vasconcelos e o gerente do Banco do Brasil, Marcos Fernandes, estiveram reunidos com os agricultores do município, com o objetivo de passar orientações sobre o Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF). Muitos agricultores que estão inseridos na Agricultura Familiar e ainda não dispõem da Declaração de Aptidão ao Pronaf, ainda não tinham recebido as informações necessárias. Com esse encontro, todos os agricultores puderam obter esclarecimentos quanto aos seus direitos. Segundo o secretário Elismar Vasconcelos, eles podem fazer empréstimos junto aos bancos e não tinham conhecimento dessa informação. O encontro contou ainda com a participação do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Sergio e o Presidente da UNAB, Francisco Antonio Bernardo. A reunião aconteceu na última quinta-feira, 23 de abril, no Cine Teatro Municipal.

Nenhum comentário: