quinta-feira, 23 de abril de 2009

NOTÍCIAS DA URCA


Comissão de Direitos Humanos da URCA
dá inicio a atividades, após posse da primeira gestão


O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade Nuvens, deu posse a Comissão de Direitos Humanos da URCA. A nova equipe terá um ano de gestão e é formada pelo presidente, Professor João Luís do Nascimento Mota, representando a Reitoria da URCA. A Professora Gislene está na representação do Cosuni, Renato Alencar Teixeira, o Corpo Discente, Hermano José de Sousa, o corpo técnico-administrativo, José Jobson Bacurau Alencar a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Crato, além do membro do CEPE, Professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira e como representante do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Adriano Sousa de Almeida. Na diretoria da Comissão de Direitos Humanos da URCA estão além do presidente, professor Mota, a Vice-Presidente, Gislene Farias, e o Secretário Geral, Hermano José de Sousa.

No ato da posse, na última semana, o Reitor Plácido Cidade Nuvens, ressaltou o importante papel da Comissão, na consolidação dos Direitos do Cidadão, quando houver alguma ameaça da garantia desses direitos. Destacou a tarefa da primeira gestão da Comissão de Direitos Humanos da Universidade, de zelar pela custódia e defesa os direitos humanos.

Entre os objetivos para a criação da Comissão está a promoção dos direitos humanos na Biorregião do Araripe. Um dos seus princípios de atuação é defender os direitos humanos: rejeitando os valores do egoísmo, da corrupção, da violência e da competição. Visa também a promoção da democracia nos processos de decisão, por meio de um sistema integrado de pesquisa, reflexão, informação, documentação e difusão no campo dos direitos individuais e coletivos. Outro ponto importante é manter, atualizar e organizar meios permanentes de fortalecimento dos Direitos Humanos da URCA, criando, a exemplo de outras instituições de ensino superior: Uma Biblioteca Virtual de Direitos Humanos; um “Prêmio URCA de Direitos Humanos”, premiação anual que homenageia indivíduos e instituições do país que se distinguem por ações concretas na promoção da justiça social, da Paz, da solidariedade, da ética, da tolerância e da democracia. O presidente da Comissão, João Luiz do Nascimento Mota, destacou durante o ato de posse o desenvolvimento do primeiro trabalho a cargo na comissão, de averiguar o caso encaminhado pela Reitoria da URCA, da Professora Salete Maria, que se viu violada nos seus principais direitos.

Abertas inscrições para
Pós-Graduação em Gestão da Produção

Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão da Produção, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Com corpo docente formado por mestres e doutores, o curso será ministrado em aulas durante dois finais de semana de cada mês. O local das inscrições funciona na Secretaria do Curso de Engenharia de Produção. O início do curso está previsto para o próximo mês de junho. As inscrições vão até o dia 15 de maio. Maiores informações ligar para o telefone (88) 3102.1123, no Departamento de Engenharia da Produção, na Avenida Leão Sampaio, s/n, em Juazeiro do Norte.


Aula inaugural do curso de Direito das
Famílias será nesta sexta-feira, na URCA

Será realizada na próxima sexta-feira, às 19 horas, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Direito das Famílias. A aula acontece na sala do Mestrado de Bioprospecção Molecular. O curso tem como coordenador, o Professor Patrício Melo e como vice-coordenadora, a Professora Ana Elisa Linhares. O objetivo é capacitar profissionais graduados em Ciências Sociais Aplicadas, professores do Ensino Superior e bacharéis em Direito, com o intuito de aperfeiçoar a formação de advogados, educadores e profissionais que atuam na área de educação, com ênfase no debate interdisciplinar acerca dos direitos e relações familiares na atualidade.

Turma de Direito cola grau no dia 1º

Será realizada no próximo dia 1º de maio, no Memorial Padre Cícero, às 20 horas, a colação de grau especial do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), da turma 2008.2. Já a colação de grau geral da Universidade acontece no próximo dia 8.

imagem: Jackson Bantim

Nenhum comentário: