domingo, 26 de abril de 2009

JUUAZEIRO: TRANSFERÊNCIA DA FEIRA DO PEIXE

A Prefeitura de Juazeiro do Norte (CE) transfere, na próxima sexta-feira (24), a Feira do Peixe, que era instalada na Avenida Ailton Gomes, para o Mercado Gumercindo Ferreira Lima, no bairro João Cabral. Ao todo, 40 barracas devem ser instaladas no ponto.

O novo local atende às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com boxes padronizados, sistema de esgoto, coleta de lixo, abastecimento de água potável e câmaras frias.

A transferência atende aos critérios básicos de higiene, tendo em vista que o antigo ambiente apresentava problemas como sujeira, falta de condicionamento, má estrutura das barracas, desorganização e péssimas condições de trabalho.

A expectativa é de que no Mercado, os feirantes contribuam para aumento desenvolvimento da economia informal em diferentes aspectos, atraindo o maior número possível de pessoas que dependem dessa atividade no seu dia-a-dia.

Em relatório elaborado no dia 14 de março, a Secretaria de Meio Ambiente observou que os comerciantes desconhecem as normas para manipulação de alimentos, expondo-os ao sol, no chão ou em tabuleiros sujos, tornando-se fontes de contaminação e ponto em risco a saúde dos consumidores.

A proposta da Prefeitura de Juazeiro do Norte é capacitar os feirantes para o manuseio adequado do material, além de oferecer cursos, oficinas e palestras.

Nenhum comentário: