segunda-feira, 27 de abril de 2009

NOTÍCIAS DA CÂMARA DO CRATO

A secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, esteve na manhã de ontem participando de uma audiência pública na Câmara Municipal do Crato. O convite para a ida da secretária ao legislativo cratense foi feito pela Mesa Diretora da Casa atendendo solicitação dos vereadores e da comunidade. O debate de problemas municipais tem sido incentivado pelo prefeito Samuel Araripe (PSDB) que já solicitou que todo o secretariado participe de audiências públicas na Câmara e preste contas de suas atividades. Antes de iniciar o debate a secretária fez uma ampla explanação de todas as áreas de sua secretaria, e os avanços obtidos pela atual gestão.

Nizete Tavares destacou avanços importantes na saúde local, dentre eles o Centro de Saúde da Mulher; ampliação do Programa Saúde da Família (PSF); reformas dos postos de saúde e aquisição de novos equipamentos; melhoria dos índices de saúde, como a diminuição dos casos de dengue e a redução nos índices da mortalidade infantil; manutenção do projeto Boa Noite – que durante a quadra invernosa é ampliado para combate a muriçoca, além de promover ações sócio-educativas nas áreas de prevenção à doenças infecto-contagiosas.

A secretária manifestou o desejo de ampliar o Programa Saúde da Família (PSF) que hoje conta com 27 equipes e tem uma cobertura de 72% da área territorial. A expectativa da secretária é que com o surgimento de novos cursos de formação superior em Medicina, em breve, se possa ter uma disponibilidade maior de profissionais médicos, e com isso o programa seja executado em sua plenitude, atingindo a universalização no atendimento, sonho do prefeito Samuel Araripe.

Para a vereadora Mara Guedes (PT) foi importante a ida da secretária NIzete Tavares para a Câmara, por que ofereceu à comunidade a oportunidade de debater os principais problemas da saúde municipal e ouvir as indicações e cobranças da comunidades. Mara apontou como sugestão a criação de plantões odontológicos, criação de um hospital infantil com UTI neonatal, e a realização de concurso público para contratar mais médicos.

A vereadora Joana Pedrosa (PSB) considerou satisfatória a exposição de dados feitos pela secretária, mas observou que os números eram relativos a 2008, e solicitou da mesma que observasse um empenho maior no presente, para que os números de 2009 sejam tão exitosos quanto os de 2008. Joana ainda manifestou sua preocupação e pediu empenho pessoal da secretária para diminuir os casos de leishmaniose (calazar ) no bairro Coqueiro e adjacências.

O vereador Ailton Esmeraldo observou a necessidade da melhoria no atendimento do SUS e de que forma a secretaria poderia contribuir para esse melhoramento, em virtude do mesmo ser um programa federal. Segundo o vereador, mesmo sabendo que o programa é o mesmo em qualquer parte do Brasil, o Crato poderia destacar-se com um atendimento diferenciado.

O presidente da Câmara vereador Francisco Helder França, Guer (PSDB) avaliou como positiva a audiência pública. Para Guer, esses momentos são importantes para ampliar os debates sobre as questões municipais. Guer salientou que muitas são as medidas na área de saúde feitas na atual gestão, e que agora o importante é buscar cada vez mais a ampliação do atendimento das comunidades. Para Guer, “ a saúde é uma prioridade e vem sendo tratada como fonte principal das ações municipais”.

Um comentário:

Cordelirando disse...

Senhor Donizete Arruda, boa tarde! Estive, em 23 de abril do ano fluente, na sede do Jornal do Cariri em Juazeiro do Norte, onde protocolei pedido de direito de resposta acerca de uma notícia veiculada em sua coluna intitulada SUCESSAO NA URCA. Na ocasião, conversei com um senhor de nome TARSO ARAÚJO que recebeu meu requerimento e se prontificou a remeter a sua pessoa. Hoje, aos 26 dias do mesmo mês, observo que meu pedido de DIREITO DE RESPOSTA ainda nao foi atendido. Considerando que o senhor é o editor responsável por este noticioso, pretendo, mais uma vez, fazer o contato com V. Sa., aguardando, portanto, que meu direito de resposta seja atendido pela via da solução extrajudicial. Certa de que V. Sa., tem consciencia de que é possível resolver este problema da maneira mais célere e mais simples possível, agradeço vossa compreensao. Atenciosamente, SALETE MARIA DA SILVA

EIS O TEOR DO DIREITO DE RESPOSTA QUE AGUARDO SER PUBLICADO EM SUA COLUNA NO JORNAL DO CARIRI: Sucessão da URCA (Direito de Resposta) Informo ser inverídica a noticia veiculada nesta coluna envolvendo meu nome em suposta candidatura a sucessão da URCA. Declaro que jamais fui procurada por este jornal para falar sobre este assunto. Registro que neste momento encontro-me fazendo doutorado em Salvador-BA e vim ao Cariri ministrar aula na Especialização de D. Penal e Criminologia. Lamento pela leviandade da matéria e uso este espaço para retificação.

SALETE MARIA DA SILVA