domingo, 3 de maio de 2009
GERAL DESTE DOMINGO: NOTÍCIAS GERAIS SOBRE O CARIRI
Os dois times que representam o Cariri no Campeonato Cearense da segunda divisão jogam hoje (01), às 15h30min, pela 17ª rodada. Crato e Guarani enfrentam Trairiense e Uniclinic, respectivamente. Ambos os jogos na casa do adversário. Guarani e Crato estão fazendo uma ótima campanha, ocupando 2º e 3º lugar na tabela, com 24 pontos marcados. Em 14 jogos, o Guarani de Juazeiro do Norte venceu 7, empatou 3 e perdeu 4. Já o Crato Esporte Clube, jogou 14 vezes, venceu 6, empatou 6 e perdeu 2 partidas. A rodada de hoje, a final, determinará os seis classificados para o hexagonal decisivo da segunda divisão do Campeonato Cearense de 2009.
A Coordenação do Curso de Especialização Direito das Famílias da Universidade Regional do Cariri (URCA) informa que ainda encontram-se disponíveis 15 vagas para o curso.As inscrições foram prorrogadas no período compreendido entre os dias 27 de abril a 21 de maio de 2009. Interessados devem se dirigir à Secretaria dos Cursos de Especialização, à rua Cel. Antônio Luis, 1161, Pimenta, Crato-CE para realizar a sua. O valor é de R$ 50,00.
Nesta segunda feira (04) será realizado o I Encontro Regional da Defensoria e dos Defensores Públicos do Cariri. O evento acontecerá na Faculdade Paraíso (FAP), a partir das 08h30min. O Encontro visa fomentar a articulação entre os órgãos da Defensoria Pública do Estado do Ceará, potencializando a instituição, além de possibilitar maior integração na carreira, através do conhecimento da realidade do trabalho dos Defensores Públicos do Cariri. A programação se iniciará com a abertura, realizada pela Defensora Pública Geral do Estado e a Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará. Em seguida (09h00min), haverá a apresentação do projeto de Encontro de Teses Institucionais, pelo Centro de Estudos Jurídicos e Aperfeiçoamento Funcional. As 9h30min, os Defensores Públicos representantes das comarcas de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Aurora e Várzea Alegre mostrarão a realidade de Defensoria em que atuam. As 11horas estão programados um debate e a elaboração da Carta do Cariri.
A Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Ceará (APMDC) esteve reunida no último dia 29 de abril, no auditório do Hotel das Fontes, no Caldas, para realizar uma avaliação dos seus trabalhos no ano de 2009 e elaborar planos estratégicos para o segundo semestre. O evento foi aberto pela Primeira Dama e secretária de Ação Social de Barbalha, Isabel Cristina Cruz, que aproveitou a presença de todas para dar boas vindas as Primeiras Damas em nome da administração municipal. ”Gestão em Administração Pública” foi o tema que norteou o encontro que contou, inclusive, com a presença da presidente da Associação das Primeiras Damas do Ceará, Zélia Lins, da cidade de Pedra Branca, que na oportunidade, fez um relato das atividades realizadas, principalmente na questão social, onde a associação tem trabalhos prestados, atendendo os mais carentes dos municípios e mobilizando parceiros nas administrações municipais. Esses encontros acontecem de dois em dois anos e de acordo com Zélia Lins, esses eventos servem para rever ou ratificar a missão social, a visão de futuro e as linhas de ação para os próximos dois anos.
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Barbalha oferece novas atividades a partir de maio para a população da cidade. Novas oficinas de cartões artesanais, fabricação de velas, confecção de flores em E.V.A. e reciclagem em garrafas pet, são algumas das alternativas que estarão sendo oferecidas. No tocante à parte profissionalizante serão disponibilizados cursos de produtor de mudas, arte em gesso, medicamentos naturais, confeitaria e tecnologia de leite e derivados. Para participar das atividades, os interessados devem comparecer ao CRAS munidos de documentos e uma foto 3x4 para fazer a inscrição. A inscrição e os cursos são gratuitos.
Uma luta de mais de 15 anos para a implantação de um projeto, que passou a ser lei no País, voltado ao ensino da Sociologia no ensino médio. Um dos responsáveis pela luta na reintrodução do ensino, o professor aposentado Nelson Tomazi, abordou o tema durante o XIV Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Ciências Sociais, que acontece no auditório do Cine Educadora, no Crato, reunindo cerca de 600 estudantes, de pelo menos 33 universidades das regiões. O encontro está sendo realizado por meio dos estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (Urca). A temática principal é “Romarias ao Cariri: Fé, Cultura e Política do Povo Nordestino”.
Repensar o Cariri no sentido do seu desenvolvimento econômico, por meio de potencialidades como o turismo e a economia local. Com essa perspectiva, durante dois dias, técnicos do Governo do Estado e representantes e estudiosos de diversas entidades desses setores estiveram reunidos em Juazeiro, na sede do Palácio da Microempresa, durante o Seminário “Turismo e Desenvolvimento Econômico: Perspectivas para o Cariri”. Na ocasião, vários projetos foram apresentados pelo Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, direcionados para a melhoria da infra-estrutura local, já que o evento faz parte do trabalho desenvolvido por meio da pasta. A representante do Banco Mundial, Mônica Amorim, esteve presente ao evento e disse que os investimentos internacionais deverão acontecer na região a partir de setembro. Serão investidos US$ 66 milhões, juntamente com o Governo do Estado, direcionados a vários equipamentos, inclusive na estruturação do turismo, tendo como carro-chefe o projeto Geopark Araripe. O projeto, conforme os organizadores, se configura como uma alternativa estratégica que antecede a implementação do Projeto Cidades do Ceará na região.
Durante uma vistoria de rotina, a Polícia Militar descobriu um túnel em uma das celas da Cadeia Pública do Crato, por onde fugiriam pelo menos 20 detentos. Os presos utilizaram pedaços de ferro para cavar o buraco que partiu da cela I da cadeia. De acordo com o inspetor da Delegacia Regional do Crato, Pedro Neto, o túnel encontrado embaixo de um dos beliches tinha sete metros de profundidade, dois de largura e já estava bem próximo da muralha do presídio. As escavações tinham começado noites antes. O momento da fuga seria no banho de sol, que ocorre diariamente. Essa já é a segunda fuga em menos de 15 dias. Na semana passada, quatro presos fugiram por um buraco na parede, mas foram recapturados. O inspetor falou ainda que o túnel é considerado pequeno.
fonte: sites do Jornal do Cariri e da Rádio Cetama AM, de Barbalha
imagem: Praça Siqueira Campos, em Crato, que apesar de descaracterizada será salva, se Deus quiser, pelo Governo do Estado através do projeto Praças Centrais do Crato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário