quarta-feira, 6 de maio de 2009
NOTÍCIAS DE BARBALHA
SECTUR EMPOSSA CONSELHEIROS DE TURISMO
A união entre poderes constituídos, repartições públicas e empresários vai gerenciar os trabalhos do Conselho Municipal de Turismo de Barbalha (Contur). Durante uma solenidade, realizada no último dia 24 de abril, no auditório da Secretaria de Educação, foram empossados os conselheiros de Turismo do município. O Conselho Municipal de Turismo foi criado através da Lei 1.378/99, e é um órgão deliberativo e normativo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). O Contur vai supervisionar a política municipal de turismo e fomentar o desenvolvimento do setor em Barbalha. Na solenidade, professores e alunos do Curso de Gestão em Turismo do Cefet, de Fortaleza, apresentaram o Inventário Turístico do Município (Invetur). Segundo o turismólogo da Sectur, Rodrigo Torres, o inventário vai alavancar o mercado turístico municipal. O trabalho realizado em parceria com os empreendedores locais irá alcançar as metas previstas pelo Plano Nacional do Turismo, elaborado pelo Ministério do Turismo. Para o chefe de gabinete, Maurício Teles, é gratificante trabalhar em parcerias. Ele diz sentir-se aliviado por que tem a certeza de que a administração municipal está seguindo no rumo certo para o desenvolvimento da cidade. Estiveram no local, representando o prefeito municipal, José Leite, o chefe de gabinete, Maurício Teles Freire, o secretário de Cultura e Turismo, Dorivan Amaro, o diretor regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Édio Callou, além de representantes da sociedade civil barbalhense.
PREFEITURA PARTICIPA DE PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
A prefeitura municipal de Barbalha, através da Secretaria municipal de Educação, está desenvolvendo em parceria com o Governo do Estado do Ceará, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O principal objetivo é alfabetizar todos os alunos da rede pública de ensino que possuem até 7 anos de idade. O programa tem grande impacto nos municípios cearenses. Em Barbalha, professores e gestores se empenham para manter a qualidade do ensino. Ações são realizadas no sentido de melhorar a aprendizagem das crianças.
OFICINA CAPACITA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL
A Secretaria de Educação de Barbalha realizou nos dias 1º e 02 de abril a oficina de formação de Coordenadores Pedagógicos e Professores do ensino fundamental do Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). O programa tem como objetivo capacitar professores e coordenadores de 20 escolas do município para realizar um trabalho de prevenção junto à comunidade. Visando mais eficiência na prática dos direitos das crianças e adolescentes, durante a oficina foram enfatizados os seguintes temas: A Importância de vivenciar a Infância, Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação, O Papel e a Atuação dos Conselhos Tutelares no Combate à Exploração do Trabalho Infantil, entre outros relacionados. O município de Barbalha, assim como 46 municípios do Estado, firmou parceria com o programa, através de termo de adesão nº28/2008. Ao todo, participam 120 escolas de Fortaleza e 800 dos demais municípios. O Peteca é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME) e Universidade Federal do Ceará (UFC).
FOLCLORE SERÁ TEMA DE ENCONTRO REGIONAL
Barbalha sediará o 2º Congresso Cearense de Folclore e 1º Seminário Sobre Cultura, Religiosidade e Festa Populares. Os eventos acontecerão em maio e o tema abordado será Festa Popular no Âmbito Privilegiado da Tradição. Pela primeira vez a terra dos Verdes Canaviais levará o folclore para a mesa de debates científicos. Os estudos também serão vivenciados na prática, concluindo com uma das festas mais populares do Nordeste, a de Santo Antônio, que tem como atração principal o carregamento do pau da bandeira. Os dois eventos acontecerão de forma simultânea no município de Barbalha, de 27 a 31 de maio. A proposta é trazer para o centro das discussões, o escritor paraibano Ariano Suassuna. A opção por Barbalha deve-se ao fato de a cidade reunir elementos essenciais da cultura. A expectativa é que aproximadamente 500 pessoas participem dos eventos. O evento será aberto ao público, no entanto, os certificados de participação só serão destinados aos inscritos.Com a realização da Festa de Santo Antonio, que começa em maio, Barbalha é uma das primeiras cidades que entram no clima das festividades juninas. Nesta época, a cidade reúne condições essenciais para realizar discussões em torno de temas como manifestações populares, identidade regional e movimentação turística. Participarão do congresso e do seminário, representantes do Ministério da Cultura e da Comissão Nacional de Folclore, alem de pessoas oriundas de muitos estados brasileiros.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ifigênia Mendes, esteve reunida, no último dia 25 de abril, com representantes sociais para definir as primeiras ações para fomentar o Desenvolvimento Sustentável em Barbalha. Na oportunidade, o gerente do Banco do Brasil, Marcos Fernandes, ministrou uma palestra sobre Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), mostrando como o programa vai funcionar na prática. A Secretária destacou a importância da parceria do BB, visto que toda implementação no processo DRS foi à instituição que articulou. Estiveram presentes, representantes do Banco do Brasil, da União das Associações de Barbalha (UNAB), da Federação das Associações dos Artesãos do Cariri, do Centro de Referencia do Artesanato do Cariri, técnicos da Ematerce, além dos Secretários de Cultura e Assistência Social.
CUIDANDO DA CIDADE!
A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Obras vem realizando, em Barbalha, um trabalho de capinação, limpeza nas ruas e avenidas. O trabalho se estende a todas as localidades do município. Serão realizadas a pavimentação e a recuperação das localidades mais atingidas com as fortes chuvas. Segundo o secretário de Infra-estrutura, Mágno Silva Coelho, essas ações devem acontecer durante todo mês de maio e junho com um trabalho intensivo em toda cidade.
imagem: www.skyscrapercity.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Aqui em Maringá uma família veio para cá e o patriarca tinha 80 anos que veio com os filhos que cresceram e a família passou a ter uma vida bem melhor , mas o velho ficou um tanto triste por não voltar a cidade de origem, mas os filhos que hoje tem idade acima de 60 anos podem ver pelo site a cidade de Barbalha.
Postar um comentário