terça-feira, 14 de julho de 2009
Notícias pelo Brasil e mundo
ARGENTINA CONVOCA O BRASIL PARA REUNIÃO SOBRE A NOVA GRIPE
O governo da Argentina convocou os ministros da Saúde de Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia para participar esta semana de uma reunião para unificar estratégias contra a nova gripe."Trata-se de uma reunião com os ministros de países limítrofes que será realizada esta semana em Buenos Aires , mas ainda não temos data definida", divulgaram porta-vozes do Ministério da Saúde da Argentina. O país tem pelo menos 94 mortos e mais de 100 mil infectados pela gripe. O governo de Cristina Kirchner quer o encontro para "compartilhar informação, definir posições e unificar critérios de olho em uma futura vacina, além de analisar os possíveis cenários da pandemia."
NEGOCIAÇÕES SOBRE IMPASSE EM HONDURAS DEVEM RECOMEÇAR SÁBADO
O governo interino de Honduras abriu uma saída para a crise após o golpe de Estado ao admitir a possibilidade de antecipar as eleições e anistiar o presidente deposto, Manuel Zelaya. enquanto isso, o presidente interino, Roberto Micheletti, anunciou a retomada das negociações entre as duas partes para o sábado (18). Na semana passada, as delegações de Zelaya e Micheletti se reuniram sob a mediação do presidente costarriquenho, Oscar Arias, mas não encontraram uma solução para o impasse político no país.
LULA E MINISTROS VÊEM CENÁRIO ECONÔMICO COM OTIMISMO
A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de seu governo, nesta segunda-feira em Brasília, resultou em manifestações de otimismo sobre a economia do país já em 2009. Ao final do encontro, o ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou que o "governo está muito otimista para o ano de 2009". Ele disse ainda que as medidas anticíclicas adotadas pelo governo contra a crise financeira mundial tem "dado bom resultado no Brasil, mais até do que em alguns países emergentes".
JUNHO APONTOU RECUPERAÇÃO ECONÔMICA E MAIS CRÉDITO PARA CONSUMIDORES
A procura do consumidor por crédito cresceu 4% em junho na comparação com maio e superou os índices do início da crise econômica no Brasil, em outubro de 2008. Junho representou o quarto mês consecutivo no crescimento da demanda do consumidor por crédito, refletindo que o grau de confiança dos consumidores sobre os rumos da economia. As condições de crédito para as pessoas físicas, sobretudo em relação a prazos e custos, já se encontram mais favoráveis do que estavam ao início do quarto trimestre de 2008.
PAC TERÁ 22 BILHÕES PARA INVESTIMENTOS
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que na proposta orçamentária que será enviada ao Congresso Nacional no final de agosto o governo vai propor investimentos de R$ 22 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Questionado sobre o volume total dos investimentos previstos para o ano que vem na proposta orçamentária, Bernardo disse que não poderia informar e que, provavelmente, ela será bastante modificada pelo Congresso. O ministro disse ainda que nas próximas semanas o governo decidirá qual será o reajuste dos benefícios do programa Bolsa Família. Segundo ele, o aumento valerá já nesse ano. Há algumas semanas, a ministra Dilma Rousseff disse que o governo estuda a criação de uma política permanente de reajuste do Bolsa Família.
LULA QUER REFORMA MINISTERIAL PEQUENA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a ministros, que quer que a futura reforma ministerial - necessária para tirar do governo quem for se candidatar às eleições de 2010 - seja pequena e que não provoque grandes mudanças no primeiro escalão da administração. Segundo relato de auxiliares, Lula disse que os ministros que saírem para concorrer a algum cargo em 2010 serão substituídos, preferencialmente, pelos seus secretários-executivos. Com isso, Lula espera evitar problemas de continuidade nos programas do governo, o que aconteceria se um novo ministro assumisse a pasta. A manutenção do secretário-executivo mantém uma pessoa com afinidade com os assuntos do ministério.
SARNEY ANULA ATOS SECRETOS
Acatando recomendação do Ministério Público Federal e da comissão de sindicância que investigou a existência de atos secretos no Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), anunciou que havia assinado uma medida cancelando todos os atos secretos da Casa.A decisão de Sarney ocorre uma semana após o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), ter denunciado o presidente do Senado ao Conselho de Ética da Casa, por suposta quebra de decoro. A exemplo do tucano, também o PSOL apresentou representação para apurar a responsabilidade de Sarney sobre a edição de atos secretos.
SENADO INSTALA HOJE CPI DA PETRÓBRAS
A última semana de trabalhos no Congresso antes do recesso parlamentar, previsto para ser iniciado no dia 18, tem como destaque a instalação da CPI da Petrobras, anunciada para o dia de hoje no Senado. Na reunião marcada para às 15h deverão ser eleitos o presidente e o relator da comissão parlamentar de inquérito. Depois de um longo período de obstrução, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou a disposição da base governista para abrir os trabalhos da CPI. Ele, porém, avisou que o governo não pretende dividir o comando da comissão com a oposição. “O governo vai ficar com a relatoria e a presidência. Não há negociação com a oposição,” disse Jucá, na ocasião. Também na última quinta, o peemedebista afirmou que a instalação da CPI atende a uma “convocação” do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
fonte: Globo, Follha, DN, O Povo, Agência Estado.
imagem: www2.unifal-mg.edu.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário