quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Relato de uma Professora de Matemática

Relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.

Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber inda mais moedas.

A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.

Qual é o lucro?

Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.

Qual é o lucro?

Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

Qual é o lucro?

Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

O lucro é de R$ 20,00.

Está certo?

( )SIM ( ) NÃO

Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

fonte: blog do Macário de Brito

Nenhum comentário: