sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Segunda Etapa da Campanha de Vacinação contra Aftosa bate recorde

O Ceará alcançou o maior índice em segundas etapas na história das campanhas de vacinação contra a febre aftosa, o Estado imunizou 88,4% do seu rebanho de 2,3 milhões de cabeças. Outro recorde batido foi a quantidade de animais vacinados: 2,074 milhões de bovinos. Também pela primeira vez a campanha não foi prorrogada, os números foram atingidos somente durante o último mês outubro em todo o Ceará. Os resultados foram divulgados na manhã de ontem, quinta-feira (26), numa coletiva de imprensa realizada no gabinete do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana.

Na primeira etapa desse ano, que aconteceu no mês de abril, o índice foi de 85,8%. De acordo com o secretário, o índice da segunda etapa é historicamente menor do que o da primeira, isso porque, muito criadores acreditavam que só havia necessidade de imunizar os seus animais uma vez por ano. “Conseguimos quebrar esse tabu e conquistamos esse quadro inédito, é a primeira vez que a porcentagem da segunda etapa supera a da primeira”, comemora o secretário.

Seis municípios vacinaram 100% dos seus rebanhos: Chaval, Martinópole, Uruoca, Maracanaú, Piquet Carneiro e Barroquinha.

“Somente a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) pode multar, mas estamos trabalhando todos juntos. Quem não vacina, não pode tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e, consequentemente, fica impossibilitado de transitar e comercializar seus animais” avisa Camilo Santana. A multa para os pecuaristas é de R$ 12,00 por animal não vacinado.

Nenhum comentário: