domingo, 15 de novembro de 2009

COLUNA CARIRI DESTE DOMINGO

FERIADO DE QUÊ?
Falta de civismo! No Cariri, mais uma vez, o feriado deste 15 de novembro comemorativo à Proclamação da República passará em branco. Em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e demais municípios caririenses, o povo costuma comemorar datas como o 7 de setembro, festa dos padroeiros, Dia do Trabalho, Dia do Município... O 15 de novembro nunca foi festejado. Com o advento dos dois governos do presidente Lula, até tentou-se resgatar termos como ``espírito republicano`` e ``os valores da República``. Infelizmente, pelo menos no Cariri, a coisa não pegou. E se você pergunta ao povão o motivo do feriado de 15 de novembro, a grande maioria não sabe responder.

PADRE CICERO.
Não existe nordestino que não tenha quando nada ouvido falar em Padre Cícero do Juazeiro do Norte. Só quem percorre a vastidão do interior do Nordeste - Zona da Mata, Agreste e Sertão & como fizemos recentemente, pode avaliar a influência deste sacerdote e sua força mística junto aos fiéis católicos. Hoje, as romarias a Juazeiro estão entre as maiores do mundo. E repercutem até nas universidades. A partir de uma iniciativa da Urca (nas administrações Teodoro Soares e André Herzog), o Padre Cícero e as romarias começaram a ser objeto de interesse pela academia. A partir daí advieram simpósios internacionais, doutorados e mestrados. E o interesse sobre esses temas só fazem crescer.

METAMORFOSE
E por falar em romarias, um expert no assunto o professor e escritor Daniel Walker dá sua opinião: ``Ninguém se engane: as romarias de Juazeiro estão mudando. Na verdade é mais do que isto: elas estão passando por um sério processo de transformação, e com isso se aproximando cada vez mais do turismo religioso. Culpa certamente da modernidade, da evolução dos costumes, da melhoria das condições financeiras da população nordestina, da influência da mídia eletrônica, etc``. Daniel Walker cita um exemplo: a viagem em caminhão do tipo pau-de-arara, antigamente o único meio de transporte, hoje é pouco usado. Na última romaria, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Turismo e Romaria, vieram a Juazeiro menos de 100 caminhões desse tipo. Os romeiros hoje viajam de ônibus, topiques e veículos particulares.

DIÁLOGO. O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (foto), participou de sessão ordinária da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Na oportunidade, o prefeito de Maracanaú defendeu a instalação do parlamento da Região Metropolitana do Cariri. Ele acredita que os vereadores das cidades que compõem a Região Metropolitana do Cariri devem abrir esse diálogo, e formar com urgência esse parlamento. Roberto Pessoa defende que os parlamentares são peça fundamental no debate dos grandes temas regionais.

NEGÓCIOS
Uma missão técnica do Cariri irá visitar, nos dias 17 a 19 de novembro, o Rio Grande do Norte. A viagem se dará para Macaíba, Vera Cruz (Comunidade do Cobé), Bom Jesus (Comunidade de Lagoa dos Bezerros). O objetivo da missão é conhecer experiências exitosas no uso da manipueira para alimentação de animais e obter informações suficientes para desenvolver no Cariri uma experiência similar. A missão será formada por 40 produtores de mandioca, criadores de bovinos e ovinocaprinos, técnicos e secretários de agricultura de municípios da região. O Sebrae organiza a missão.

OBRAS
O prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana, acompanhado pelo vice-líder da bancada do PT na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), assinou, no Ministério das Cidades, convênio que destina R$ 14 milhões para obras de melhoramento da infraestrutura urbana nos bairros Timbaúbas, Pio XII e Limoeiro. O investimento está inserido no Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), com recursos do PAC.

CRESCIMENTO DE CRATO
Neste final de ano, na cidade do Crato, quem quiser contratar um pedreiro pode tirar o cavalinho da chuva. Toda a mão-de-obra especializada encontra-se empregada em centenas de construções, espalhadas pelos bairros. Os donos de lojas de material de construção confirmam: no Crato nunca se vendeu tanto como no último trimestre deste ano. O que comprova que a cidade de Frei Carlos vem tendo bom crescimento. O problema é que alguns teimam em só comparar o crescimento de Crato com Juazeiro do Norte. O que não serve de parâmetro, pois Juazeiro é um fenômeno de crescimento diferente. Igual ao que vem ocorrendo em Petrolina (PE), Palmas (TO) ou Imperatriz (MA).

EQUILÍBRIO
Além do mais, o crescimento equilibrado do Crato possui dados inquestionáveis. Citemos um único exemplo. O número de microempresas abertas nos últimos tempos impressiona. A agência do Crediamigo, do BNB-Crato, possui um dos melhores índices de adimplência do Ceará. E a taxa de desemprego na Princesa do Cariri continua em queda. Bom lembrar que Crato tem o melhor desempenho, no interior do Estado, no tocante à estabilidade do setor comercial. E possui índices baixíssimos de fechamento de firmas e protestos de títulos. Sem falar que a construção civil não para de crescer.

TIRO DE GUERRA
O Tiro-de-Guerra 10-004 do Crato realiza no próximo dia 18, às 18 horas, a Solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional e Encerramento do Ano de Instrução, nas dependências do TG. A solenidade constará de recepção à mais alta autoridade presente, apresentação da tropa, canto da Canção do Exército, compromisso à Bandeira Nacional, canto do Hino Nacional, desfile da tropa em continência à Bandeira Nacional, entrega dos diplomas e medalhas ao 1º e 2º colocados no Concurso de Tiro ao Alvo. Após a solenidade haverá a inauguração da foto da Turma 2009, apresentação de um vídeo das atividades desenvolvidas durante o corrente ano e também será servido um coquetel.

BATE-PAPO

> Anos atrás, os pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker cederam em forma de comodato ao Ipesc da Universidade Regional do Cariri um grande acervo de fotos, livros, cordéis, xilogravuras e documentos históricos de Juazeiro do Norte. Desencantados com a falta de interesse da Urca, eles transferiram, no último dia 2, o acervo para o Campus da UFC-Cariri.

> Na sua passagem pelo Cariri, o presidente da Infraero, Murilo Barbosa, anunciou uma reforma de emergência no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, dentro de seis meses: dois módulos operacionais para embarque e desembarque.. Aguarda-se agora o projeto de modernização do aeroporto onde serão investidos R$ 50 milhões.

> O monumento ao Padre Cícero completou 40 anos. Foi feita uma grande comemoração para o símbolo da fé de milhões de fiéis e principal cartão-postal do centro nordestino. Mas esqueceram de citar o escultor da imagem, o pernambucano Armando Lacerda.

> Pároco da igrejinha de Fátima do Crato há quase 30 anos, padre Manuel Feitosa festejará, no próximo dia 8 de dezembro, 50 anos de ordenação sacerdotal. Para assinalar o jubileu de ouro haverá missa solene na catedral de Nossa Senhora da Penha.

AGENDA DO BISPO
Dom Fernando Panico esteve esta semana no Recife. Mas retornou ao Cariri para participar da Assembleia Diocesana Pastoral, realizada no Crato, sexta-feira e ontem. Amanhã ele viaja para São Paulo, a serviço da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de onde só regressará dia 19. Antes da viagem o bispo do Crato definiu um rodízio de párocos que assumirão nos próximos dias as paróquias da Sagrada Família (Crato), e dos municípios de Aurora, Milagres, Barro e Baixio.

Coluna Cariri publicada hoje no jornal O Povo

Nenhum comentário: