quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES CEARENSES

A avaliação externa da Provinha do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) tem mostrado índices animadores quanto ao nível de leitura e escrita.
A prova possui 20 questões para testar a leitura dos estudantes e outras quatro para avaliar a escrita. O resultado mostra que os alunos cearenses avaliados acertaram 69% da prova de leitura. No ano passado, foi 65%. Quanto à produção de pequenos textos, 44% conseguiram atender aos requisitos básicos da escrita. Em 2009, foram apenas 37%.
O estatístico do Paic, André Jalles, afirma que o nível do questionário estava mais alto, o que fortalece a evolução do percentual. “O grau de dificuldade aumentou, colocamos mais itens com descritores complexos. Os alunos precisavam responder com base no entendimento do texto”, explica.

A avaliação externa do Paic é realizada desde 2008 em escolas públicas dos 183 municípios cearenses. Este ano, cerca de 100 mil alunos do segundo ano, do ensino fundamental, participaram da pesquisa. Os dados servem como guia para gestores públicos e professores na busca por novas estratégias de alfabetização. “É possível avaliar a situação e identificar quais intervenções estão sendo mais eficientes”, complementa o estatístico.

Nenhum comentário: