sábado, 30 de outubro de 2010

PREFEITO JOSÉ LEITE DE BARBALHA PARTICIPA DE REUNIÃO COM CNM E PNUD

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, se reuniu nesta quarta-feira, 27, com gestores dos quatro Municípios do projeto desenvolvido entre a CNM e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O encontro ocorreu na sede da entidade, em Brasília, com os prefeitos de Jaguarão (RS), José Cláudio Ferreira Martins, Abaetetuba (PA), Francineti Maria Rodrigues Carvalho, Marliéria (MG), Waldemar Nunes de Sousa, e Barbalha (CE), José Leite Gonçalves Cruz.

O Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local (CDHL), desenvolvido a partir da parceria CNM/Pnud em 2008, foi implantado nos Municípios pilotos em 2009. E por serem pioneiros nas atividades, encontram algumas dificuldades para desenvolvê-las no período. “O projeto está amadurecendo agora, precisamos de tempo e recursos para render melhores resultados”, diz Martins, o gestor gaúcho, sobre o vencimento do edital do projeto, em dezembro de 2011.

Por unanimidade, os principais pedidos dos gestores durante a reunião foram mais cursos de capacitação técnica e captação de recursos. “A CNM nos apadrinha e nos abraça. Somos Municípios-piloto, temos problemas e precisamos dessa ajuda”, afirma Martins. Que recebe como resposta de Ziulkoski uma palavra de conforto. “A nossa preocupação é com vocês, prefeitos. O projeto serve para fortalecer a gestão e o poder público, e assim as parcerias se mantêm ao fim do projeto”, diz.

Comunidade ativa
“O ideal é fazer com que a comunidade participe das atividades para que tenham um diagnóstico da situação. Assim eles entendem melhor o que se passa e a posição do prefeito”, explica Ziulkoski. Os prefeitos concordaram com a medida. “Hoje qualquer vendinha lá em Barbalha sabe que o Pnud está no Município, mas nem todos participam, não sabem do que se trata”, acrescenta José Leite.

Ziulkoski faz planos para o projeto, que ainda deve expandir muito. “Nossa intenção é um dia ter um representante da CNM e do projeto em Washington (USA) e em cada um dos Municípios em questão. Pode ser que demore, quando a crise do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] passar talvez. Mas vai acontecer”

“Hoje passamos por algumas dificuldades, o que é normal e compreensível, afinal o projeto começou agora, é preciso paciência. Daqui alguns anos os prefeitos vão disputar a tapa para fazer parte do projeto”, acredita Martins Prefeito de Abaetetuba.

Nenhum comentário: