terça-feira, 26 de outubro de 2010

DILMA ROUSSEFF NO CEARÁ HOJE


Após a coordenação petista ter anunciado que dificilmente a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), viria fazer campanha no Ceará, ela participa hoje, às 13h, de uma caminhada na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A cinco dias das eleições, esse será o primeiro, e único, ato público de Dilma no Estado, e a segunda visita dela à Fortaleza nesta campanha. Em setembro, a candidata passou de surpresa pela Capital para gravar para o programa eleitoral.


Até então, a coordenação nacional do PT decidiu priorizar ações nos Estados onde a disputa com o candidato pelo PSDB, José Serra, estava mais apertada. Assim, o Ceará ficou de fora do roteiro petista. No primeiro turno, Dilma obteve 66% dos votos válidos no Estado, enquanto José Serra e Marina Silva (PV) ficaram com 16%, cada. Agora, o objetivo da coordenação estadual é conquistar, no mínimo, 80% dos votos no Ceará.


Hoje, Dilma repete o ato que o então candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou em 2002. A quatro dias do pleito, no dia 23 de outubro, a campanha de Lula fez de um grande comício na Praça do Ferreira, por volta do meio-dia, para cerca de 100 mil pessoas. Naquela ocasião, o adversário de Lula também era o tucano José Serra.


Segundo o deputado federal José Guimarães (PT), vice-presidente do partido no Ceará, a visita de Dilma é um ato “simbólico” que visa consolidar a boa votação obtida por ela no primeiro turno em todo o Nordeste. Ainda hoje, após deixar Fortaleza, Dilma segue para participar de uma carreata em Caruaru (PE) e depois vai à Salvador (BA). “É muito importante ela visitar a Região, o Nordeste pode dar oito milhões de votos à Dilma, essa é a meta”, disse Guimarães, acrescentando tratar-se de “gratidão” da candidata ao governador reeleito, Cid Gomes (PSB).



Reaproximação

Um dos efeitos da visita de Dilma à Fortaleza foi a reaproximação entre Cid e a prefeita, Luizianne Lins (PT), que coordenou a campanha petista no primeiro turno. Fazia quase quatro meses que os dois não eram vistos juntos publicamente e, durante a campanha, ficou claro o distanciamento entre os dois. Mas, no último sábado, 23, governador e prefeita se reuniram para definir a programação da última semana de campanha pró-Dilma no Ceará, cujo ponto alto será o evento de hoje.



Além do governador e da prefeita, participarão do ato, os senadores eleitos, José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), o senador Inácio Arruda (PCdoB), e ainda todos os deputados, estadual e federal, eleitos pela coligação governista, no último dia 3.



E-MAIS



DILMA NO CEARÁ
>No dia 21 de setembro, Dilma passou rapidamente, e de surpresa, por Fortaleza, onde permaneceu por aproximadamente duas horas para gravar para o programa eleitoral. Na ocasião, a petista ainda se reuniu com os então candidatos ao Senado, José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), eleitos pela coligação governista..


>O ato de hoje, marcado para as 13h, deve durar cerca de duas horas. Após uma caminhada pela Praça do Ferreira, Dilma e os seus apoiadores deverão fazer discursos para os eleitores. Logo após o evento, a candidata deixa Fortaleza e embarca para fazer campanha em Caruaru (PE).



Bruno Cabral
brunocabral@opovo.com.br

Jornal O POvo

Nenhum comentário: