sábado, 30 de outubro de 2010

DILMA COM VANTAGEM DE 12 PONTOS

candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve uma vantagem de 12 pontos sobre seu adversário José Serra (PSDB). Segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo", a petista tem 56% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), enquanto o tucano soma 44%, os mesmos percentuais registrados no levantamento de terça-feira .

Considerando-se os votos totais, Dilma subiu de 49% para 50%. Já Serra oscilou de 38% para 40%.

O percentual de indecisos foi a principal alteração no quadro, passando de 8% para 4% em dois dias. A redução mostra que há menos espaço para mudanças na tendência de favoritismo da candidata do PT. Os que votam em branco, nulo ou nenhum mantiveram-se estáveis em 5%.

O levantamento segue a mesma tendência mostrada pela última pesquisa Ibope, quando a petista apareceu com 52% das intenções de voto, contra 39% de Serra. Segundo o Datafolha, a subida de Dilma ao longo deste mês também pode ser explicada pelo comportamento dos eleitores que votaram em branco ou nulo no primeiro turno.

No início de outubro, 14% diziam estar propensos a votar na petista, e 25% declaravam apoio ao tucano. Já agora 25% desses eleitores dizem que vão escolher Dilma, contra 13% que optam por Serra. Quando analisados os percentuais dos eleitores de Marina Silva (PV), terceira colocada no primeiro turno, o número dos que se diziam indecisos nesta segunda rodada da eleição caiu, passando de 18%, no início de outubro, para 8%, agora. Já os que declaravam voto em branco ou nulo subiu de 9% para 18%.

Outro fator que contribuiu para a escalada da candidata do PT foi seu desempenho na região Sudeste, que responde por 44% dos eleitores do país. Ela começou outubro com 41% das intenções de voto, contra 44% de Serra. Hoje, a petista soma 47% e o tucano 42%.

Serra mantém a liderança apenas na região Sul, onde tem 12 pontos de vantagem. Ele tem agora 52% contra 40% de Dilma. Já no Nordeste o quadro se inverte. Dilma está na dianteira com 33 pontos, somando 62%, contra 29% de Serra. Nas regiões Norte e Centro-Oeste somadas, Dilma tem 51% contra 41% de Serra.

A pesquisa encomendada pelo jornal "Folha de S.Paulo" foi realizada na quinta-feira em 256 cidades e com 4.205 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O número de registro no TSE é 37.721/2010.

Nenhum comentário: