quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LANÇADA CONFERÊNCIA DO GEOPARK ARARIPE

A I Conferência Latino-americana e Caribenha de Geoparks teve o seu lançamento na manhã de ontem, no Cariri. O evento esteve voltado para a imprensa e sociedade caririense. A conferência reunirá cerca de 20 países na região, sete deles da América Latina e Caribe, e 10 europeus, no evento da Rede Global de Geoparks.

A previsão é de 200 participantes, que dividirão espaço com os maiores estudiosos de geoparks no planeta. Esta é a primeira vez que um evento deste porte é realizado fora de grandes cidades. O Geopark Araripe estará mais evidenciado. Os organizadores destacam o momento de fortalecimento do projeto. A Conferência será realizada de 17 a 19 de novembro. Um dos objetivos do evento é poder criar a Rede Latino-americana e Caribenha de Geoparks, que terá como tema "Como criar e gerir geoparks".

A secretária-adjunta de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, professora Teresa Mota, destacou a importância da conferência no Cariri. Para ela, a parte fundamental de todo esse trabalho é levar ao conhecimento da região e do Estado as experiências de geoparks da Europa. Para isso, estarão presentes conferencistas da Alemanha, Portugal e Grécia. São os países que, conforme a secretária, reúnem uma maior bagagem de conhecimento e podem mostrar o que está sendo desenvolvido nos locais.

Para a secretária, a realidade dos países da América Latina e do Caribe são muito próprias e o Geopark Araripe tem uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável e, a partir desse modelo, montar um específico dentro da realidade local.

Nenhum comentário: