sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NEM A FOLHA FICOU CALADA. JOSÉ SERRA ERA O GOVERNADOR NA ÉPOCA DA ESCOLHA DAS CONSTRUTORAS: FOI O INÍCIO DA ROUBALHEIRA



A Folha de S. Paulo desta terça-feira (26) estampou em sua capa a fraude que foi o processo de licitação da linha 5 (lilás) do Metrô de São Paulo. Um dos maiores escândalos já vistos em São Paulo e no Brasil: o jornal sabia, seis meses atrás, quais seriam as empresas vencedoras dos lotes licitados em valores que ultrapassam quatro bilhões de reais.

Em vídeo gravado em abril deste ano, o jornalista Ricardo Feltrim, da Folha, aparece com uma lista em mãos que contém os nomes dos vencedores, que só foram divulgados oficialmente na última semana. No vídeo, um documento histórico e irrespondível, Feltrim afirma que a licitação foi um processo viciado e fraudulento.

Depois de Paulo Preto, essa é outra bomba que recai sobre o “estilo Serra”. O candidato do PSDB terá de se explicar no próximo debate a vergonha de tamanha corrupção. Não há quem não saiba do envolvimento das empreiteiras de obras públicas com o governo tucano em São Paulo, e Serra depende de doações das empreiteiras, que por sua vez, dependem das grandes obras públicas. Uma escandalosa e vergonhosa troca de favores. Daí nasceu Paulo Preto.

Grandes escândalos já marcaram a gestão tucana no Metrô, como o caso da Alstom, que pagou propinas milionárias aos membros dos governos do PSDB para a venda de trens; o “buraco” na estação Pinheiros, onde morreram seis pessoas inocentes; e mais recetemente, a precariedade dos trens, superlotação do sistema, atrasos constantes, o caos reinante da malha do metrô paulistano, além das explicações totalmente sem nexo, como a “blusa” misteriosa que teria parada toda uma linha e prejudicou mais de dois milhões de pessoas (uma mentira que jamais conseguiu iludir a opinião pública...). Tudo isso só não enfrentou uma CPI ainda, porque todas as tentativas são barradas pela bancada governista, e porque a imprensa nunca pressionou a Assembléia Legislativa: mais de 70 pedidos de CPI’s estão engavetados pela maioria de Serra e Alckmin naquela casa.

Esse é o jeito Serra/PSDB de governar: o que está errado, abafam, o que não funciona, maquiam! Fazem publicidade milionária e posam como paladinos da ética e moralidade.

Nem a Folha de S. Paulo, jornal que apóia $erra, conseguiu ficar calada diante de tamanha roubalheira.

Nenhum comentário: