quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BARBALHA PREPARA PARTICIPAÇÃO NA CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA

No próximo dia 5 de novembro começa, em todo o Ceará, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2010. O lançamento será no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Município do Crato. O objetivo é imunizar 100% do rebanho cearense.

Até o fim do mês de novembro, os pecuaristas devem colaborar e imunizar os seus animais. A dose da vacina custará, em média, R$ 1,50. Pode ser encontrada nas casas veterinárias especializadas. O Ceará alcançou índice de 87,83% de vacinação contra febre aftosa na primeira etapa da campanha deste ano, o que representa 2.127.0946 animais imunizados. O Estado possui atualmente 2.508.668 cabeças de gado.

Atualmente, Santa Catarina é o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação. Os Estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas estão na zona de médio risco, realizando um esforço conjunto para melhorar a classificação. Alcançar o médio risco fez com que as barreiras interestaduais caíssem, tanto para a comercialização de carne quanto para a participação de exemplares em feiras agropecuárias,

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, José Elismar de Vasconcelos, disse que a secretaria está se preparando para que Barbalha chegue a 100% da vacinação. O objetivo da campanha é ajudar o Estado a sair do risco médio para o risco livre de vacinação. Ele disse que a campanha vai do dia 1° até o dia 30 de novembro e pediu o empenho de todos os criadores para que todo o rebanho de Barbalha seja vacinado.

Para finalizar, o secretário lembrou a importância dessa vacinação, pois somente com ela é possível retirar a GTA - Guia de Transporte Animal para que os mesmos possam sair para outros Estados.

Nenhum comentário: