quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PROJOVEM EM BARBALHA MOBILIZA JUVENTUDE

O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pela Presidência da República. A coordenação do ProJovem Adolescente destinada a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social - será de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,(MDS).

Em Barbalha, o programa está em ascensão e é acompanhado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social através do CRAS Santo Antônio. E durante dois da semana acontecem as oficinas com os mais de 400 jovens que estão inscritos no programa. Os jovens são acompanhados pelos monitores, professores e técnicos da Ação Social que lhes apresentam diversas atividades como arte circense; teatro, reciclagem, esporte, música, manicure e grafitagem.

A articuladora do programa ProJovem, Izabela de Almeida Costa Lima afirma que o programa visa trabalhar a arte, educação, esporte, cultura e o lazer. É uma infinidade de ações que sirvam para cotidiano dos jovens adolescente.

Para a Secretária da Ação Social, Maria Tereza Amora, hoje essas ações, os serviços educativos, que visa complementar a proteção social dos adolescentes, busca cada vez mais criar mecanismos para garantir o direito, à convivência familiar e comunitária dos adolescentes que hoje estão inscritos no programa, criando também, as melhores condições para manter os jovens adolescentes no sistema de ensino de qualidade, e que tem, como objetivo principal a inclusão de jovens qualificando-os para as diversas atividades que o mundo oferece, valorizando-os também, dentro das várias atividades sócias educativas que hoje o programa oferece.

Nenhum comentário: