quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ARTIGO: ESPOSAS ESPIRITUAIS

As mutações sociais são vertentes que ao longo da história empregam em cada espaço sua marca, a força do timbre, sempre milhares de fatores corroboram para a sua formação, tendo a ferramenta de novas tecnologias de formatos de comunicação à possibilidade de concentração mutativa maior.

Essa massa oxidadiva de conteúdo de informação e, ou mesmo, conhecimentos é argamassa de valia maior para construção do edifício da civilidade, quiçá de uma sociedade estabilizada em vetores emocionais que dão o tom para a rigidez do tecido sociológico.

Dá um grande prejuízo para a sociedade entrar no mundo virtual com o objetivo único de colar um vínculo emocional quebrado ou não, como se a internet fosse o jardim do Éden a espera do Adão e de Eva. A Internet não pode e não deve ser uma praça de personagens em busca de outros personagens, pois nesta lógica o fio condutor maior seria um vinculo emocional balofo sem consistência ou etéreo, porém desprovido de sua função básica que é o engrandecimento da Epistemologia Genética da humanidade para o bem, assim o vinculo emocional deve ser a exceção e não a regra.

A navegação no oceano on line deve ser uma busca constante para a rigidez da mutação social, assim, o processo deve ser feito para a identificação dos ingredientes sociológicos, psicológicos, científicos, culturais, educacionais, econômicos, políticos, religiosos e principalmente sociais, assim a navegação não deve ser: “trazer uma chama acesa para devorá-la”, Mas acender “todas as luzes que parecem apagadas no /seu/ interior”, assim o navegador deve ser um humanizador social, uma ativista cultural, não é licito usar ferramentas velhas para questões novas, nem questões velhas com ferramentas novas, pois a sociedade já entrou num processo mutativo irreversível e a mente humana deve está em sintonia na manipulação deste motor giratório universal de acesso a todos – Internet, com vistas a construção de uma sociedade onde todos de fato e de direito possam ser felizes.

Por Luiz Domingos de Luna
Professor- Aurora - Ceará

7 comentários:

Cristiano Melo disse...

Caro autor do texto (Domingos),

Com palavras resbuscadas, apresenta-nos uma prosa poética em tom jornalístico. Concordo que a WEB veio revolucionar os meios de comunicação, como o telefone o foi, um dia. Não há mais como ir contra ou a favor, pois ela já é realidade, e não dá mais para este tipo de discussão.
Mas cabe sim, a discussão das qualidades de informação que circulam na rede. Você nos traz uma das muitas questões dentro de tal tema, da qualidade de informação, o do uso da razão em detrimento da emoção. Alerta ainda que, por esta emoção, dentro da comunicação, carrega fórmulas antigas que ganham mais poder com a eficiência da internet, meio de comunicação tão veloz e "democrático", medo, raiva, estupidez, vingança, ódio, etc. São os seus alertas neste meio de comunicação, muito embora você não os tenha citado diretamente, mas foi o que entendi pela leitura do texto.
Concordo com tudo o que está escrito, como quase sempre concordamos meu caro.

Grande abraço de Brasília e parabéns ao Blog por trazer texto tão lúcido e sensato.

nydia bonetti disse...

Tema complexo, realmente. Eu vejo com bons olhos a comunicação virtual, especialmente quanto à democratização da cultura, literatura e informação em geral. Quanto às distorções no campo da comunicação pessoal, acho que é apenas uma reprodução da vida real. O ser humano é o mesmo, em qualquer meio. Parabéns pelo texto, caro Domingos. Abraço.

Anônimo disse...

Quero te aplaudir querido Domingos Poeta e escritor, teu texto fantástico, no qual concordo plenamente!
Aliás teus textos e poemas são sempre muito bem escritos maravilhosos!
Beijos meus !

O mar me encanta completamente... disse...

O milagre do virtual?
E sabe porque um milagre?
Porque aqui, aprendemos a amar a alma das pessoas muito antes de ver o rosto delas.
É certo que nunca sabemos quem está do outro lado, de fato, portanto precisamos ser seletivos, perspicazes e cuidadosos.
Mas a net proporciona uma oportunidade unica de aproximar pessoas que talvez, por vias normais jamais se encontrariam.
Muito bom teu texto, nos convida a reflexão.
Bjs
Glória

Doroni Hilgenberg disse...

É verdade Domingos,a internet deve ser somente uma ferramenta usada para fins literarios ou para se adquirir mais conhecimentos e amizades, porque em nossas carencias emocionais, se esperarmos dela relacionamentos afetivos, duradouros e sinceros, estaremos nos expondo a uma incoerência além de perigos, pois a Net como espaço virtual de todos, assim como na vida real, também agrega em seu interior os maus elementos,e ai mora o perigo.
E você disse bem ... esposas espirituais não tem consistência, são desprovidas da sua função basica, já que são só teorias e não se sustentam na prática. bjs

Saavedra Valentim disse...

Um belo texto, que nos leva à reflexão, como o fazem todos os bons textos. Você foi profundo, no âmago mesmo da questão, neste que é um tema complexo demais e, como já pude perceber pelos outros comentários, muitos dos quais postados por pessoas que conheço e atesto que são de grande cultura, contextualizadas na literatura atual, há diverências de opinião, como acontece numa discussão democrática. Entretanto, a nossa convivência nesta rede virtual nada difere da nossa atuação dentro da sociedade em que vivemos.
Podemos notar no nosso dia a dia, pessoas que são confiáveis e outras que merecem a nossa confiança. Como na vida em sociedade, eu seleciono o que me parece bom e descarto o que me causa desconfiança. A internet com relação à nossa sociedade tem um agravante que é o anonimato, o "amigo" sem rosto, sem identidade.
Ai está o grande perigo da Internet.
Parabéns pelo magnífico texto, o que não me causa qualquer surpresa, pois vindo de você não poderia ser diferente.
Foi um grande prazer ter visitado este espaço.
Abração.

Camuccelli disse...

Que mais posso dizer?
Acredito que as coisas passadas não podem,nem devem mudar o presente,mas,transformá-lo.