segunda-feira, 22 de novembro de 2010

RECURSOS PARA PESQUISAS NA URCA

O Secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, esteve, na noite do último dia 18, reunido com a Administração Superior da URCA, no gabinete do Reitor. Na ocasião o Secretário informou que o Governo do Estado dispõe de R$ 3 para investimento em equipamentos para a pesquisa. Esse recurso é proveniente do governo alemão.

O Secretário falou ainda dos investimentos feitos nas universidades públicas estaduais, pelo Governo do Estado, no período compreendido entre 2007-2010. Ele destaca que se trata de um montante nunca antes investido nas universidades em outros períodos. Reconhece a necessidade de um plano de reposição de funcionários e professores aposentados, uma vez que já existe a reposição nos casos de falecimento e exoneração de professores.

Disse ser necessário continuar a política de qualificação e capacitação do corpo docente das IES públicas estaduais, destacando a importância das universidades estaduais na interiorização do ensino superior, lembrando que elas também respondem por 50% da matrícula na universidade no Brasil.

René Barreira destacou ser a favor da criação de pelo menos duas universidades federais no Ceará, sendo uma na zona norte outra aqui no sul do Ceará.

Quanto ao Geopark Araripe, o Secretário disse que os investimentos nesse programa não iriam esgotar, uma vez que o Governador eleito é o mesmo que aposta no Geopark como estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Reconhece a necessidade de criação do quadro de cargos para o melhor funcionamento do Geopark Araripe.

O Reitor Plácido Cidade Nuvens reiterou solicitação de apoio para resolução do problema da carência de professor efetivo e para ampliação do espaço físico da URCA.

Nenhum comentário: