sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NOVO MATADOURO PÚBLICO MUNICIPAL SERÁ CONSTRUÍDO EM VÁRZEA ALEGRE

A construção do novo matadouro público de Várzea Alegre será iniciada nos próximos dias. A obra será financiada pelo Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Domingos Filho (PMDB) e custará R$ 428.743,72 (quatrocentos e vinte oito mil, setecentos e quarenta e três reais e setenta e dois centavos).

O novo matadouro público será construído em um terreno da prefeitura, no bairro Grossos, às margens da CE-060. No último dia 16, o prefeito Zé Helder fez a locação do terreno e deu a ordem de serviço para início dos trabalhos.

Com o crescimento da cidade, a necessidade de um novo prédio aumentou e o atual matadouro, que embora tenha passado por várias reformas e atenda as exigências sanitárias, não comporta mais o número de abates. Na verdade, hoje, há duas unidades de abate de animais. Uma para os bovinos e a outra, construída na mesma área, em separado, voltada para o abate de caprinos, ovinos e suínos.

Construído em 1980, na gestão do ex-prefeito Pedro Sátiro, a unidade do Sanharol tinha capacidade para abater 20 bovinos por semana. Nos dias atuais, são abatidos 80 bovinos semanalmente, extrapolando a sua capacidade total.

No novo projeto, os animais serão abatidos no mesmo matadouro, dentro das especificações técnicas estabelecidas, além de suprir toda a demanda de abate do município.

Nenhum comentário: