terça-feira, 30 de novembro de 2010

ELEITOR ESQUECIDO

Uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encomendada ao instituto Sensus, revela que muitos brasileiros já apagaram da memória o nome em quem votaram nas eleições ocorridas no mês passado.

Segundo o tribunal, o esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual, no qual 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto.

Em segundo lugar, com maior grau de esquecimento, foram os votos dados para deputado federal, onde 21,7% afirmaram que não se lembram em quem votou. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas de 136 municípios, em 24 Estados. O levantamento ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Meios de comunicação

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar, com 9,9%, à frente do jornal impresso, do rádio e de revistas.

Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, a maioria, 44,2%, afirmou que já estava decidido pessoalmente.

Outros 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%. (das agências de notícias)


MULTIMÍDIA

Veja detahes da pesquisa em www.tse.gov.br

O LEITOR E A AMINÉSIA (%)

Deputado estadual: 23,0

Deputado federal: 21,7

Senador: 20,6

Governador: 11,3

Presidente: 3,3

Nenhum comentário: