A Secretaria das Cidades reuniu, dias 10 e 11 de novembro, em Juazeiro do Norte, cerca de 120 representantes dos nove municípios que integram a Região Metropolitana do Cariri (RMC) para discutir estratégias de desenvolvimento regional. Durante o evento, os moradores apontaram as necessidades e defiram prioridades para a região.
De acordo Antonio Nóbrega, coordenador da oficina, o objetivo do encontro é despertar o sentimento de cidadão metropolitano. As pessoas não podem mais pensar como moradores de determinado município. Hoje, eles vivem uma realidade metropolitana e quando uma cidade se desenvolve, toda a Região Metropolitana do Cariri, certamente, sai ganhando, explica.
As atividades dirigidas permitiram que a população pensasse no desenvolvimento regional de forma ordenada. Claire Anne Viana de Sousa, presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri - Condirc, atenta para o resultado o trabalho. "As dinâmicas coletivas apontaram nossas prioridades, Agora, temos a preocupação de tornar real tudo aquilo que sonhamos hoje".
O vice-governador Francisco Pinheiro ressalta a importância da RMC. A Região Metropolitana do Cariri já existe de fato. Agora, precisamos pensar em como melhorar a estrutura para que ela cumpra a sua função de dividir a demanda com Fortaleza, afirma. Pinheiro destaca ainda a participação popular no processo. Esse evento é uma simbiose entre governo e sociedade. Certamente, vamos sair com boas idéias, comemora.
Para o secretário Joaquim Cartaxo os resultados da oficina serão uma ferramenta importante para a política de desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri. A população nossa idéia é envolver e comprometer a população nas ações estratégicas, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário