Após ler com cuidado o texto “AUSCHWITZ À BRASILEIRA: VOCÊ VAI?” fiquei a pensar no que aconteceu nestas eleições de 2010. Aqui mesmo no Cariri muitas pessoas fizeram como profissão de fé defender a candidatura de José Serra, e, principalmente, as baixarias articuladas pelo alto comando tucano com apoio da grande mídia nacional.
Não precisa nem repetir as baixarias para não cair na mesmice. Mas uma coisa é verdade. Gostaria muito que os serristas do Cariri viessem à luz do dia falar sobre essa campanha sórdida e preconceituosa feita pelos seguidores de Serra.
Essa campanha apenas prova algo que vínhamos dizendo e divulgando neste blog: Serra destilou muito ódio na campanha, isso foi feito via a internet, divulgando vídeos maldosos, opiniões de lideranças e religiosos reacionários, e alguns até mentirosos, e com textos disseminado mentiras e pré-julgando a presidente eleita.
Nesse tempo todo de vida, nunca vi uma campanha tão de baixo nível, como essa feita pelos tucanos. Acho o Serra um fenômeno eleitoral, pois um político que nada contribuiu com a vida política brasileira, ter 44 milhões de votos é uma verdadeiro milagre. Mas, esse milagre foi claro: muita grana, acordo com a mídia grande nacional, e principalmente uma grande inundação de mentiras na net capitaneada por uma militância serrista reacionária e sem medo de espalhar mentiras.
Que essa campanha seja avaliada. Que os setores democráticos da política brasileira avaliem o que aconteceu para que se discuta numa futura reforma política as mudanças necessárias para que os pleitos eleitorais sejam feitos co base em princípios democráticos. Óbvio que não sonho com purismos, sabemos que toda disputa se acirra, mas acirramento é uma coisa, apelar, criar mecanismos fascistas para combater o adversário, já não pode ser aceito.
Para concluir: o serristas do Nordeste devem estar com uma grande vergonha. Alguns já devem estar arrependidos. Ou então ,rezando para não serem os nordestinos afogados, como pediu a "estudante" de direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário