terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Posse no Instituto Cultural do Cariri

O cineasta José Wilton Soares e Silva, o famoso Dedê, tomará posse na cadeira número 7 da secção Folclore, do Instituto Cultural do Cariri, cujo patrono é José Carvalho, próximo dia 10 (sexta-feira), às 19h30min. O novo presidente do Instituto o imortal Carlos Alberto Brito dará posse ao confrade e fará saudação ao novo acadêmico. Dedê, hoje, empresta seus conhecimentos na área da questão ambiental, junto ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado.

Dedê é um dos responsáveis ao lado de Roseberg Cariri, de várias produções cinematográficas que imortalizaram os feitos da região Sul do Estado - mais precisamente das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha - inclusive, uma película sobre o Caldeirão, comunidade erguida na serra do Crato, no início do século, pelo beato José Lourenço e dizimada pela polícia, época do general Cordeiro Neto.

A comunidade que foi fundada em moldes socialista era uma réplica do que ocorreu em Canudos, na Bahia, sob a inspiração de outro cearense, o beato Antônio Conselheiro. Esta foi imortalizada na obra prima do escritor Euclides da Cunha, em sua epopeia "Os Sertões".

Nenhum comentário: