quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Abandono do Geopark Araripe

O Geopark Araripe, situado na região do Cariri cearense (Sul do Estado), está em “situação precária”, segundo avalia o Ministério Público Federal. O órgão instaurou procedimento administrativo para investigar a situação.

Reconhecido como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por conta das riquezas geológicas e paleontológicas, o equipamento estaria, segundo o MPF, com vários tipos de problema na infraestrutura.

O procurador Rafael Ribeiro Rayol visitou duas áreas de especial interesse geológico, chamadas geossítios. Ele informa ter identificado que esses lugares estão “praticamente abandonados”. “Não têm a mínima segurança”, avaliou.

No despacho, o procurador argumenta que, além da ausência de vigias, “praticamente todos os seus geossítios estão desprovidos das mínimas condições de infraestrutura para recebimento de visitantes”.

Segundo Rayol, não há guias, orientação e, em alguns lugares, mal se consegue chegar, por falta de acesso. Rayol destacou ainda que a falta de sinalização prejudica a localização e a compreensão do visitante sobre a importância do local.

Avaliação
Uma comissão foi designada para vistoriar os geossítios, fazendo registros fotográficos. Instituições como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan) foram chamadas para acompanhar a visita.

Após a avaliação, um relatório será produzido para que o Geopark, administrado pela Universidade Regional do Cariri (Urca), tome as medidas necessárias para contornar o problema. Caso a situação persista, o MPF pode ir à Justiça, com uma Ação Civil Pública para obrigar a entidade a resolver a questão.

Relíquias pré-históricas
O geoparque cearense é o único latino-americano a integrar a Rede Global de Geoparques da Unesco , que tem 89 membros, em todo o planeta. Está situado na Chapada do Araripe e abrange seis municípios, totalizando uma área de 3.796 km².

É lá que está a mais importante jazida de fósseis cretáceos do País, com um terço dos pterossauros do planeta, 20 ordens diferentes de insetos fossilizados há pelo menos 70 milhões de anos.

No Geopark também está localizada a Floresta Nacional do Araripe (Flona), com grande quantidade de espécies pré-históricas petrificadas. O geoparque tem, ainda, função dupla: deve servir tanto ao turismo quanto à pesquisa científica.

O equipamento teve a sede inaugurada em março deste ano, com salas, auditório e depósito.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Um procedimento administrativo foi instaurado pelo Ministério Público Federal contra o Geopark Araripe por suas precárias condições de funcionamento. É o único geoparque da América Latina com selo da Unesco.

Nenhum comentário: