quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Museu resgata história do "Vigário do Nordeste"





Criado em 2010 e reinaugurado em julho deste ano, o Museu Paroquial Monsenhor Murilo de Sá Barreto funciona no centro da cidade de Juazeiro do Norte, distante 493 km de Fortaleza (Cariri cearense) como uma opção para as pessoas que querem conhecer um pouco da história do chamado “Vigário do Nordeste”.

Barreto nasceu na vizinha Barbalha, em 31 de outubro de 1930, e faleceu em Juazeiro, no dia 4 de dezembro de 2005. Foi durante quase 40 anos pároco da igreja matriz de Juazeiro do Norte.

É considerado o “Vigário do Nordeste” em razão do seu ministério sacerdotal. Monsenhor Murilo devotou toda sua vida à ampliação das romarias e ao seu ministério.

Ele defendia os romeiros. Era comum nas romarias pedir que a população recebesse bem os visitantes e desse água aos romeiros. Pedia também que os donos de ranchos e comerciantes não explorassem os romeiros. O museu foi idealizado pelo Padre Paulo Lemos, que foi administrador da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, onde fica o equipamento.

Estima-se que em torno de mil pessoas devem ir ao museu no período das romarias, como a de Nossa Senhora das Dores, que começa no próximo domingo.

Eliene da Silva lembra que existe uma forte devoção em torno da figura de Monsenhor Murilo. Há relatos de que pedidos feitos em nome dele são atendidos.

Monsenhor Murilo ordenou-se em 1957. No ano seguinte, assumiu 1958, assumiu o vicariato na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, da qual tornou-se pároco em 1966. Foi radialista e escritor.

(Tarso Araújo - especial para O POVO)

Jornal O Povo

Nenhum comentário: