quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PT, PSB e PMDB mostram força na disputa pelas prefeituras



Os chamados partidos da base aliada dos governos Dilma e Cid Gomes vivem situação bem distintas nos municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri. No período de pré-campanha alguns esforços foram feitos para que a base aliada saísse unida em alguns municípios. Mas isso não deu certo. Em cada município o que vem valendo é a conjuntura política local.

No Crato, por exemplo, PT e PMDB têm candidaturas próprias, mesmo que nos dias que antecederam as convenções tenha sido feito um trabalho para que os dois partidos apoiassem o nome do PSB. A decisão do PT do Crato em sair com candidatura própria minou a esperança do PT juazeirense de ter apoio dos socialistas que embarcaram na candidatura de Raimundão (PMDB).

Uma posição cômoda é a do prefeito e candidato a reeleição em Barbalha, José Leite (PT), que conseguiu unir no seu palanque, PT, PSB, PMDB e PTB, que em Juazeiro sempre fez oposição ao petista Manoel Santana, e em Crato está na coligação com Ronaldo da Cerâmica (PMDB). PT, PSB e PMDB batem chapa em Juazeiro e Crato. Na terra de Bárbara de Alencar os três partidos saíram divididos, deixando o PV apoiado pelo PSDB como única alternativa para quem vai votar na situação.

Os três partidos da base aliada não conseguiram se unir no Crato, terra onde o PSDB tem mais força no interior do Estado, com o prefeito Samuel Araripe, que lançou Cícero França pelo PV. A decisão de Samuel longe de ter sido criticada pela direção estadual, foi apoiada por Marcos Cals. Em entrevista à imprensa ele disse que em Crato o prefeito Samuel Araripe teria liberdade para decidir os rumos das alianças envolvendo os tucanos, que perdem um prefeito, mas podem em 2014 ganhar um deputado estadual, caminho que Samuel Araripe deve começar a buscar após entregar a prefeitura ao seu sucessor.

Em Missão Velha a disputa entre petistas e socialistas é direta. Dr. Tardiny (PT) e Washington Fechine (PSB) têm as candidaturas mais sólidas e com maior estrutura. O acirramento vem crescendo. O PT deve ganhar o reforço do deputado José Guimarães, padrinho político de Tardiny. Washington leva vantagem pelo fato de ir para a reeleição com apoio do governador e do deputado estadual Wellington Landim (PSB). Já o PSC lançou Vicente da Ematerce.

Em Caririaçu a disputa se dá entre PMDB e PSB. João Marcos (PMDB) e Acácio Leite (PSB) protagonizam embate com direito a todo tipo de acusações. Uma campanha bem acirrada.

Já em Jardim o PMDB encara o PSD. Analeda Neves Sampaio (PMDB) esposa do ex-prefeito Fernando Luz, cassado ano passado, disputa a prefeitura contra Cremilda Bringel (PSD) que tem na vice o petista Júnior Coutinho.

Cremilda perdeu as eleições extraordinárias de 2011 para Antonio Roriz (PMDB), na época apoiado por Fernando Luz. Cremilda conseguiu mais uma vez unificar a oposição em torno de seu nome.

Em Nova Olinda o PSB entra na campanha contra o PSD. Gerlânio Sampaio (PSB) enfrenta Ronaldo Sampaio(PSD) que tem o apoio do prefeito Afonso Sampaio, que está terminado o seu segundo mandato.

Em Santana do Cariri, PT, PSB e PMDB são coadjuvantes na disputa que se dá entre o PSD e PSL. O racha dos três partidos se dá entre as duas candidaturas. O PT está apoiando Danieli de Abreu Machado (PSL) e o PSB apoia Beto Garcia (PSD). Independente de quem vencer as eleições municipais, 2012 marcou o ano em que os três principais partidos da base aliada não conseguiram se unir no Cariri.


Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A base aliada dos governos Cid Gomes e Dilma Rousseff perdeu força para a conjuntura local nos municípios que compõem a chamada Região Metropolitana do Cariri e em vários municípios PT, PSB e PMDB disputam entre si.


Jornal O Povo

Nenhum comentário: