quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ibama flagra crime ambiental que pode ter matado mil aves

Uma denúncia levou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a um sítio onde pássaros estavam sendo queimados em Iguatu, na região Centro Sul do Estado. O flagrante ocorreu na manhã de ontem, no sítio Cavaco, localizado entre os municípios de Iguatu e Quixelô.

De acordo com informações do chefe do escritório do Ibama na região, Fábio Bandeira, foram encontradas 350 aves mortas e outra quantidade queimadas. “Não conseguimos precisar o número total, mas acreditamos que ultrapasse 1.000 animais.”, afirma. A proprietária do sítio assumiu a autoria do crime ambiental e foi autuada em flagrante.

Prejuízo
Em depoimento ao Ibama, a dona do sítio revelou que o veneno era colocado em uma isca próximo à plantação de arroz para atrair os animais que, segundo ela, prejudicava a lavoura. “O veneno era tão forte que os pássaros sequer conseguiam voar e morriam no local”, destaca o chefe regional do Ibama. Entre as espécies mortas identificadas, estão o galo de campina, casaca de couro, pássaro preto, rolinha e o canário.

Nenhum comentário: