terça-feira, 21 de agosto de 2012

Começa amanhã festa do padroeiro de Várzea Alegre

Tem início nesta terça-feira, 21 de agosto, a festa do padroeiro de Várzea Alegre, São Raimundo Nonato, sob o comando do Padre José Mota Mendes. O tema da festa deste ano é: Com São Raimundo Nonato Rumo ao Jubileu Paroquial.

O que marca o início da festa é a procissão dos fiéis com o pau da bandeira. Este ano, o pau da bandeira é um jenipapeiro, medindo cerca de 14 metros de comprimento, árvore que foi extraída das terras da família “Mandú”, no sítio Boa Vista, na Sede Rural deste município.

O responsável pela escolha do pau da bandeira foi mais uma vez, José Carolino, mais conhecido por “Seu Zé Luzia”, 67, morador daquela região. A missão de escolher o pau da bandeira de São Raimundo Nonato vem sendo cumprida por “Seu Zé Luzia” há mais de dez anos.

A igreja matriz de São Raimundo passou por ampla reforma para acomodar bem os fiéis. Foram instaladas centrais de ar condicionado, portas modernas, nova pintura, quatro TVs de 42 polegadas cada, e as celebrações serão transmitidas pela internet pelo site da paróquia “www.paroquiasrn.com.br’’.

A prefeitura municipal já instalou as barracas padronizadas na Av. Luiz Afonso Diniz, no centro da cidade. É nestas barracas que os amigos e familiares se reúnem para momentos de descontração.

No final do corredor das barracas, a Prefeitura mantém, nestes últimos oito anos, o Barracão Cultural, um espaço construído para expor o artesanato da cidade, a cultura de Várzea Alegre, e que também conta com inúmeras apresentações artísticas. O local tem sido um dos mais visitados pela população durante as festividades de São Raimundo Nonato.

Parque de Diversões

Como manda a tradição, o parque de diversões também fica no centro da cidade. Para este, o Parque de Diversões Recife trouxe para Várzea Alegre doze brinquedos que farão a alegria das crianças e adolescentes.

Segurança

A festa de São Raimundo Nonato, que é a quarta maior festa religiosa do Ceará, exige forte aparato de segurança, embora nos últimos anos tenha transcorrido de forma calma e sem casos que mereçam destaque.

Mesmo assim, a polícia informou que pelo menos 45 homens, envolvendo policiais civis e militares, atuarão na cidade durante os festejos do padroeiro. Todo esse contingente policial também receberá o apoio de mais 40 seguranças contratados pela Prefeitura.

Nenhum comentário: