segunda-feira, 15 de setembro de 2014

NOTA À COMUNIDADE CARIRIENSE SOBRE A GREVE NA URCA


           
            Desde a suspensão negociada da última greve, os professores das estaduais cearenses esperam e cobram do Governador Cid Gomes o cumprimento dos acordos firmados entre as partes. Apesar de uma extensa pauta, onde tivemos conquistas, o ponto que impulsionou a greve (a carência de professores efetivos), em nada foi encaminhado pelo governo. Isso não significa que o governador não tenha se comprometido com este ponto da pauta. Pelo contrário! Por sugestão e com participação do próprio governador, foi realizado seminários nas 3 universidades, onde, entres outras questões, seria definido o número emergencial para um concurso para professor efetivo. No caso da URCA, saímos do seminário com uma necessidade emergencial de 122 professores.

            No seminário ocorrido na UVA (Universidade Vale do Acaraú), o governador falou textualmente, queos Editais para os concursos para professor efetivo das 3 universidades seriam publicados ATÉ O FINAL DE JUNHO de 2014 (ver site do SINDIUVA). Mas o caso da URCA exigia um cuidado imediato, e ficou acertado com o governador, ainda em janeiro, que seriam imediatamente contratados para URCA 26 professores aprovados no último concurso. A URCA convocou os professores e tudo foi encaminhado porém, até o presente momento, o governador não assinou a posse destes, causando imenso prejuízo aos professores e a comunidade acadêmica. É importante lembrar que a vigência deste concurso se finaliza no dia 25 de outubro deste ano e se não for publicada a nomeação destes professores até lá, os perderemos.

            É importante esclarecer para a sociedade caririense que desde a suspensão da greve (final de janeiro), o SINDURCA acompanha e cobra do Governador Cid Gomes o cumprimento deste acordo: solicitamos audiências de negociação com o Governador (sem êxito), fizemos reuniões com a Reitoria da URCA e com O Sr. Renê Barreira (Secretário de Ciência e Tecnologias), porém, nestas reuniões, nada foi resolvido, pois todo o poder de decisão é concentrado nas mãos de Governador Cid Gomes.

            Após muitas tentativas de negociação e assembleias da categoria, resolvemos retornar a greve que foi suspensa em janeiro. Temos dois pontos principais que podem ser resolvidos rapidamente pelo governador:

            1 - Nomeação imediata dos 26 professores já convocados pela URCA;
  2 - Definição de um calendário com datas de lançamento do Edital e realização do concurso (para este ano ainda), e  data para posse dos professores aprovados neste novo concurso.
            Essa, é daquele tipo de greve “super fácil” de ser resolvida: basta o Governador Cid Gomes cumprir o acordo firmado com a comunidade acadêmica da URCA.
            Governador Cid Gomes! Cumpra sua palavra!

12 de setembro de 2014                                           Comando de Greve – Direção do SINDURCA



Francisco Augusto Silva nobre (Física)
Presidente
Emerson Ribeiro(Geografia)
Vice-presidente
Karla Brandão de Oliveira (Pedagogia)
Secretária Geral
Alana Mara Alves Gonçalves (Ed. Física)
Tesoureira
Jeronimo Vieira de Lima Silva (Art. Visuais)
Suplente
Flavio França Cruz (Matemática)
Suplente
Simonete Pereira da Silva (Ed. Física)
Suplente
_____________ 
S    E    Ç    Ã    O
S I N D U R C A
S  I  N D  I  C  A  L

Nenhum comentário: