Estudantes da Rede Estadual de Ensino ocuparam na manhã desta terça, 12, as ruas da Aldeota em protesto a favor de melhorias na estrutura das escolas, regularização da merenda escolar, passe livre estudantil, entre outras reivindicações. Os alunos se concentraram na Praça da Imprensa e seguiram em direção a Assembleia Legislativa do Ceará. As ocupações nas escolas estaduais já duram cerca de dois meses.
Segundo Katharina Brito, 17, o ato foi decidido em assembleia realizada pelos estudantes com o objetivo de dialogar com a Secretaria da Educação e o Governo. “Nós queríamos que o Termo de Ajuste de Conduta, elaborado pelos estudantes com apoio da Defensoria Pública, fosse lido na Assembleia Legislativa. Permanecemos ocupando as escolas na tentativa de que o Governo sinalize algum acordo”, afirmou. A estudante cursa o 3º ano do Ensino Médio na EEFM Irapuã Cavalcante Pinheiro, no bairro Conjunto Esperança.
Entre as principais reivindicações do documento estão a reforma e reestruturação das escolas, a participação direta e efetiva dos estudantes nos assuntos escolares, a garantia do cumprimento do cardápio de merenda escolar proposto pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), assinado pela nutricionista responsável, o passe livre estudantil, e a criação de núcleos de estudo de gênero nas escolas.
- Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário