domingo, 27 de janeiro de 2008

Banco Popular e Instituto Palmas inauguram o Banco Comunitário no Ceará

O Banco Popular do Brasil e o Instituto Palmas de Desenvolvimento Socioeconômico inauguram neste sábado, 26, às 9h, o Banco Comunitário Quinamuiu no município de Tauá (CE), ponto de atendimento bancário voltado para atender a menor renda que irá contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais.

Tauá, cidade com cerca de 54,3 mil habitantes (IBGE 2007), está localizada a 337 quilômetros de Fortaleza. A gestão do Banco Comunitário ficará a cargo da Cooperativa de Desenvolvimento da Economia Familiar (Codef). Na ocasião, também será lançada uma "moeda social" de circulação local, denominada Quinamuiu. A moeda circulará inicialmente nos bairros Bezerra e Souza e Colibris.

O Banco Popular fornecerá tecnologia, equipamentos, recursos financeiros para linha de microcrédito produtivo orientado e produtos e serviços de microfinanças, como conta corrente simplificada (sem custo para abertura e movimentada por meio de cartão de débito visa electron), seguro de vida popular, pagamento de benefícios do INSS e outros serviços de conveniência bancária (recebimento de contas de água, luz, telefone e boletos bancários).
O Banco Popular é uma subsidiária integral do Banco do Brasil, criada dentro do contexto de uma política pública de inclusão bancária e de democratização do acesso ao crédito. Em atuação desde julho de 2004, o BPB possui mais de 1,4 milhão de clientes e cerca de 2,7 mil pontos de atendimento, já realizou mais de 3,2 milhões de operações de empréstimo, tendo concedido mais de R$ 400 milhões de crédito, com valor médio de R$ 123.

O Instituto Palmas de Desenvolvimento Socioeconômico é uma Oscip, com sede em Fortaleza. Criada em junho de 2003, a instituição desenvolveu uma tecnologia social voltada para geração de renda nas comunidades excluídas da dinâmica de mercado. O modelo conta com linha de microcrédito produtivo orientado, instrumentos de consumo local (moeda social), capacitação social e profissional para homens e mulheres que desejam criar ou expandir um pequeno empreendimento produtivo de forma colaborativa e alternativas de comercialização (feiras e lojas solidárias). O objetivo é promover, localmente, geração de emprego e renda.

A instalação do Banco Comunitário nesse município contou ainda com as parcerias da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/TEM), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA/MDA) e Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA).

Nenhum comentário: