terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Carta ao professor Darlan Reis

Caro professor Darlan, por incrível que pareça acredito que deveríamos ser amigos. Sabe por quê? Porque quando leio seus textos no orkut falando que fui da assessoria de imprensa da URCA na administração André Herzog ou de que sou admirador da gestão Samuel Araripe, me sinto apoiando os mesmos políticos que você apóia atualmente.

Mas antes gostaria só de abrir um parente para dizer que não me acho menor ou de direita ou qualquer coisa que o valha por ter sido da imprensa da URCA. Até porque atualmente dois amigos meus ocupam o mesmo cargo que ocupei, no caso Emerson Monteiro e Elizângela Santos e isso não diminui o currículo deles. Afinal, somos profissionais de imprensa e assessorar órgãos públicos e empresas privadas faz parte do nosso trabalho.

Outra coisa: quando estava na AI da URCA nunca soltei nota nenhuma contra o sindicato ou as greves. Mais ainda: não me lembro de nenhum pró-reitor ligado ao Herzog ir na assembléia para acabar com a greve como você articulou recentemente.

Outra coisa: quando você me liga á Prefeitura do Crato como uma coisa negativa fico preocupado com os rumos da URCA nos próximos anos. O chefe de Gabinete do Reitor não tem coragem de dizer que tem horror ao PSDB, se pudesse tirava todos dos comandos das prefeituras, e mais ainda que deve ter vomitado após o Samuel Araripe ter saído do gabinete do Reitor naquele encontro que o prefeito do Crato teve com a professora Otonite. Essa postura preconceituosa do chefe de Gabinete do Reitor já está trazendo problemas para Plácido. Como a gestão do Plácido pode ser tão preconceituosa com o PSDB e ao mesmo tempo querer fazer projetos e parcerias com os prefeitos ligados ao PSDB?

Se você tem tanta aversão ao PSDB por que vai apoiar Sineval Roque para a prefeitura do Crato nas eleições desse ano? Sineval não seria também parte da oligarquia que você disse que combate?

Outra pergunta: qual será o tratamento da URCA (atual gestão) com os prefeitos que não são da base de apoio ao Governador Cid Gomes? Será de exclusão, indiferença ou boicote?

Outra coisa professor Darlan que gostaria de dizer quando leio você me ligando ao PSDB, me preocupo mais ainda porque parece que você acha que ninguém entende de política no Cariri.

Gostaria de te lembrar que o Governo Cid Gomes que você tanto defende, inclusive dizendo nas reuniões de pró-reitores que todos vocês agora “somos governo” é que Cid Gomes foi apoiado pelo senador Tasso Jereissati, que o PSDB tem secretários no Governo Cid Gomes, homens ligados ao senador Tasso e que na Assembléia Legislativa o PC do B está na mesma lado que o PSDB, apoiando Cid Gomes.

Mais ainda: é bom lembrar que o próprio professor Plácido e a professora Otonite já tiveram cargos no governo Tasso Jereissati. Não esqueça que a professora Vileta Arraes era reitoria por indicação de Tasso, que por tabela indicou também Plácido para ser o vice.

Por essas e outras, já que estamos tão próximos politicamente acredito que deveríamos mesmo é ser aliados.

Quando ao PSTU e ao SINDURCA respeito o partido e o sindicato, mas não sou militante e para seu conhecimento não tenho acordo político nenhum. Diferente de você não faço nenhuma ação em nome de um partido político, mas em nome das pessoas saberem o que realmente está acontecendo.

Sei que sua maior chateação é que estou contando à sociedade caririense e cearense tudo o que acontece na URCA hoje, que repito, politicamente está sob a influência de sue partido e sua particularmente. Por isso que as coisas estão se complicando para o professor Plácido, porque você se mostrou arrogante e prepotente no trato com as pessoas e isso afasta qualquer cidadão de um gestor público, no caso, o professor Plácido.

Para encerrar uma cobrança: você disse numa assembléeia dos professores que estava sendo feita uma auditoria nas contas da Fundetec e que os responsáveis seriam punidos. Estamos aguardando o resultado para divulgação. Até porque a auditoria já terminou e até agora nada foi divulgado.

Um comentário:

Unknown disse...

Senhor Tarso, li sua carta para mim, hoje.
Agradeço sua reflexão.
Atenciosamente,
Darlan Reis.