quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Reitor se reúne com grevistas

Ontem o Reitor Plácido Cidade Nuvens manteve um encontro com o comando de greve e dirigentes do Sindurca. Na pauta da reunião a retomada da autonomia do Sindurca colocada em cheque recentemente por uma ação da própria Reitoria que decretou o fim da greve na URCA por conta própria. O prof. Plácido chegou a afirmar que não tinha tomado conhecimento de tudo e que fora pego de surpresa pelos acontecimentos, já que tinha passado um tempo se recuperando. Afirmou que teria uma reunião e iria tentar estabelecer a normalidade da instituição. Para alguns presentes à reunião, na realidade, o Reitor da Urca teve um discurso dúbio e de não se comprometer com o sindicato, tampouco disse se a URCA manteria a posição de terminar a greve a ferro e fogo ou se iria mudar a postura com relação ao tema. Hoje pela manhã o prof. Plácido esteve reunido com sua equipe. Até agora ninguém sabe qual será a posição da Urca dia 21 de janeiro ,segunda-feira. Se irão combater a greve e tentar terminar o movimento ou se irão se abster de qualquer postura de confronto. No comando de greve a certeza de que a greve continua e se tiver que ter confronto não poderão voltar atrás em uma greve até agora firme e forte.

Existem hoje alguns cenários na URCA que estão postos:

Se o professor Plácido não tinha conhecimento de tudo, por que assinou um documento deliberando o fim da greve;

Se ele sabia e deixou sua equipe terminar a greve, a coisa complica, pois ele afirmou nada saber;

Se a URCA endurecer daqui pra frente mostra que o Reitor de tudo sabe e sabia e deixa sua equipe se “queimar” diante da categoria dos professores;

Se a URCA não endurecer é sinal de que o Reitor tem comando da situação;

Se a URCA endurecer mostra que o Reitor não tem controle de seu grupo político e que quem vai administrar a URCA nos próximos 3 anos em meio será o PC do B e Darlan Reis.

Um confronto tem sido buscado pela Reitoria que coloca seus cargos comissionados para tentar acabar com a greve; se isso não é de conhecimento do Reitor ele deveria pelo menos ler os blogs, sites e jornais para melhor se informar, ou então, ligar para o sindicato dos docentes e pedir informações.

Esses cenários poderão ser avaliados daqui pra frente, pela categoria dos professores, pelos estudantes e pela sociedade caririense de forma geral.

Nenhum comentário: