quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

CONGRATULAÇÕES AOS PROFESSORES DO CCBS DEMAIS PROFESSORES DA URCA

Caros Companheiros e companheiras do CCBS e demais Centros da URCA

Quero cumprimentar os professores do CCBS (Curso de Biologia,Educação Física e Enfermagem) e demais docentes, na pessoa de minha amiga Profa.Dra. Vitória que tão bem falou ontem na assembléia do SINDURCA com sua especial simplicidade e humildade de uma grande mulher. Demos uma prova, como colegiado, que nossas lideranças são os nossos docentes, ladeados com funcionários e estudantes desta instituição que estiveram ao lado da causa dos professores e em sua maioria, presentes ao evento,votaram a favor da greve.

Com esse exemplo damos uma demonstração de responsabilidade no trato da coisa pública, com nossos alunos e com o dever de funcionários públicos que lutam por uma URCA do JEITO CERTO. Não tínhamos com fazer diferente. Mostramos que não compactuamos com a atitude da diretora nomeada para dirigir o CCBS , que juntamente com outros, entrou para a história como protagonista do mais desrespeitoso ato que nossa universidade vivenciou contra a nossa instituição classista; o SINDURCA, que foi o de assinar uma ata após a reunião ter sido encerrada pelo seu presidente e em nome da instituição declarar o fim da greve através de uma notificação encaminhada ao reitor desta universidade. Deste ato,restou apenas "cacos" da imagem de Plácido Cidade Nuvens, que tão bem se portou no processo de consulta, pela segunda vez ,para a escolha dos nomes da lista sêxtupla para indicação do reitor de nossa universidade. Este ato comprometeu também seriamente, o diálogo institucional e a confiança na capacidade dessas pessoas, nomeadas para indicar o melhor caminho.

Resta saber qual será o castigo desse povo, que jogou a imagem de Plácido no abismo. Para haver diálogo institucional é preciso mudanças radicais, inclusive na postura do reitor, que confiou nos seus assessores e foi traído. Não tiveram o dever primário de preservar sua imagem que antes de completar um ano de administração já se encontra comprometida. Isto sim foi o que restou desse desastre provocado por pessoas que estão querendo assumir as funções de reitor. Trocando ações que preservem o bom diálogo institucional por briguinhas políticas individuais ou de grupos partidários. Se não nos recompuser urgentemente como instituição, comprometeremos a nossa credibilidade junto à sociedade cearense e por que não dizer brasileira pelo restante do tempo que falta para encerrar esta reitoria. Como as demais instituições poderão confiar numa administração que desaprovou os atos irresponsáveis da administração Herzoguiana, como a tentativa de tomar a sede do SINDURCA, o laboratório das mãos do Professor Plínio na época, das perseguições e dar continuidade a ações semelhantes.

Se quisermos um futuro brilhante nessa administração chegou a hora de aprender com este incidente.

(José Cavalcante da Silva Filho)

Nenhum comentário: