domingo, 27 de janeiro de 2008

Icapuí comemorou 24 anos de emancipação


Resgate da memória da emancipação de Icapuí aconteceu entre 18 a 22 de janeiro com XXI Semana do Município. Deputado federal José Airton esteve no município participando das festividades comemorativas.

Icapuí comemorou seus 24 anos de emancipação com a tradicional semana de arte que mostrou para os munícipes e visitantes a vocação artística local. A solenidade de Abertura contou com autoridades locais, entre elas, o deputado federal José Airton que participou assiduamente das comemorações tradicionais, entre elas a mais concorrida: a corrida dos jegues.

Para animar as comemorações aconteceram feiras culturais, oficinas de música, shows com bandas nacionais (Capim Cubano; The Clepton, Garota Safada e Gaviões do Forró), sorteios, palestras e a corrida de jegues. O evento também buscou resgatar um pouco a história política de Icapuí.

De acordo com José Airton, o município de Icapuí possuía aspiração e luta por emancipação desde 1º de novembro de 1957, sendo emancipada em 24 de abril de 1984. “É com grande satisfação que sempre participo das festividades em minha querida Icapuí, pois muito me orgulho de fazer parte de cada pedaço da história de meu município, pelo qual dou todas minhas forças para continuar a luta em prol do desenvolvimento local”, explica José Airton.

O deputado federal José Airton foi o primeiro prefeito do município. Em agosto de 1985 Icapuí teve seu mais jovem candidato a prefeito, José Airton Cirilo, com apenas 28 anos. Em novembro de 1985, o recente criado município elege José Airton com a expressiva votação de 2.214 votos contra 1.559 dados ao seu opositor. “A vitória é a consolidação de um trabalho de muitos anos, o sonho está concretizado”, disse José Airton.

3 comentários:

Lucas Man disse...

Ah... o arrastão de Dedé na Redonda foi marcado pelas palavras do vereador Vicente Braga (13 610).
Com um discurso extremamente maravilhoso e encantador, com expressões faciais e gestos com as mãos e braços, o candidato do PT Clériston Paz (13 654) deixou a galera em extase ao falar do abandono da comunidade de Redonda pelos Vereadores e pelo atual Prefeito. Com muita desenvoltura e cheio de arte-manhas, o candidato Clériston Paz mostrou mais uma vez que terá um futuro promissor no meio político. Falou de como estava lindo aquela multidão de gente, e que já era o maior arrastão de toda hitória da comunidade. Falou da cultura, da educação, da saúde e das pespectivas da juventude, mostrando propostas claras e objetivas. Disse está pronto para assumir o comando e tomar a direção da barca. Agradeceu e saíu.
O candidato do PSB, Abdene (40 111), mostrou interesse pela classe dos agricultores. Com belas palavras e objetividade, mostrou-se muito autêntico cheio de boas intenções. Pediu um voto de confiança e uma oportunidade e falou que se ganhasse uma vez, nunca mais perderia.
Vicente (13 610) começou seu discusso até bem, falando que não tinha feito nada porque não tinha o prefeito do seu lado, pediu a compreensão de todos e uma nova chance.
Tudo o que aparenta é que ele subira no palanque com um "discursozinho" todo prontinho pelos mentores Kamundo e Savinho. Depois de recitar esse tal "discursozinho", ele com suas próprias palavras "cagô-o-pau". Falou que ali tinha pessoas traidoras, de falso carater, que queria atrapalhar a candidatura dele, que Dedé teixeira tinha que ter muito cuidado com as pessoas que estavam do seu lado. Que Dedé tinha que mudar muito, pra não deixarem essas pessoas assumir nada.
Depois o vereador ainda foi dono de uma ingratidão imensa. Disse que não tinha saído por aí pedindo voto de ninguém, que as pessoas tinha votado nele por causa de Kamundo e pela pessoa que ele era. Disse ainda que nessa face da terra não saíria pela pernas de uma mulher, uma pessoa como Kamundo. Que kamundo foi a pessoa que mais lutou pela Redonda, que tudo que a Redonda tinha, foi Kamundo que trouxe. Depois de falar tantas "babozeiras", agradeceu e saíu.
Ficou explícito que quando ele se referiu a companheiro de partido traídor e falso carater, estava falando do candidato Clériston (13 654). Heys que surge Cleílton Paz, sobe no palanque e com palavras arrebatadoras e com um discurso claro e esplicativo surpreende a todos ao falar que "a candidatura de Clériston não veio pra atrapalhar ninguém, veio pra ficar, doa a quem doer". Falou que a juventude era que queria alguém que os representasse de verdade, e não com meias palavras. Falou da campanha mais limpa de toda história, digna de uma vitória no dia 5 de outubro. Agradeceu e saíu.
Quando anunciaram o nome de Kamundo pra falar, pensei: "-Vai virar bagunça!". Que nada, Kamundo falou foi de outras coisas, desviou o assunto. Estou certo que todos ironizaram como eu: "-Sequér um bestinha!"

Criss Sabrina disse...

Meu filho vc me poupe! Na verdade tem sim pessoas traidoras no PT. E o meu tio Vicente falou o q ele acha e q a maioria acha tambem! Pq se não fosse tio Kamundo mtas coisas na Redonda hoje não seria possível! E ele não disse nada d Cleriston está atrapalhando a candidatura dele não! Vc q entendeu errado viu?! E quem garante q tuh num vota em Cleriston, por isso ta ''metendo o pau'' no meu tio! Tu tem cuidado no q tuh coloca pras outras pessoas lerem! Pára d falar mal do meu tio cara! Vai procurar o q fazer! E meu tio falou o q pensa, não é discurso arranjado não! Nem meu pai e nem meu tio Kamundo são desocupados não!

Unknown disse...

Menino tem medo não! Eu sei q tuh é d Cleriston! e ve se pára d falar mal do meu pai viu?! ve se faz uma campanha limpa e não fica querendo sujar a campanha d ninguem! vai procurar o q fazer em vez d ficar metendo o pau no meu pai! e meu tios não são desocupados pra ficar fazendo discurso não! meu pai fala o q ele pensa e ninguem tem nada a ver com isso não! quando tuh for escrever algo, ve se fala algo q presta! quando tuh for falar fala d todos, pq assim fica na cara q tuh é contra meu pai! e quem garante q tuh num quer sujar a campanha dele, pra Cleriston ganhar! por isso presta atenção no q tuh escreve! fui.. pessoal q vai ler, não acreditem no q tão falando pq isso é tudo pra acabar com a candidatura do meu pai!