sábado, 12 de janeiro de 2008

Golpes da Reitoria da URCA na greve dos professores

Na Assembléia para retirada de Delegados para o Congresso do ANDES-SN a Reitoria, como tem sido habitual nas nossas últimas assembléias marcou presença, propondo inclusão do ponto de pauta "avaliação da greve" pelo professor Edson Martins, diretor indicado do Centro de Humanidades. O ponto foi acrescido e amplamente debatido pela plenária. Para surpresa da categoria no final da assembléia o referido professor exigiu, no item "Encaminhamentos", aprovação do fim da greve que havia apresentado no ponto "Avaliação da Greve". Na ocasião foi esclarecido pela mesa e membros da plenária que não podia aprovar a referida proposta uma vez que não havia como ponto de pauta no Edital de Convocação da Assembléia, nem nos pedidos de acréscimo de ponto de pauta "fim da greve". O referido professor agrediu a mesa e o sindicato ameaçando pedir destituição da mesma caso não encaminhasse sua proposta. Percebendo que os professores presentes na assembléia não acatavam sua proposta membros da Reitoria (Pró-Reitor de Administração, Chefe de Gabinete, Diretor do DEG, Coordenador do FECOP da FUNDETEC, Diretora do CCBS e Diretora de Assuntos Estudantis) iniciaram um tumulto que inviabilizava a continuidade da assembléia. Diante do caos provocado pela Reitoria, a base do Sindicato em sua maioria se retirou da plenária permanecendo apenas 28 professores membros da Reitoria e a mesa dirigente da Assembléia. Em conseqüência da saída da maioria (dois terços) da categoria (56 professores) a presidência da mesa deu por encerrada a assembléia. Inconformados, os membros da Reitoria permaneceram no local realizando pseudo-assembléia com um único ponto de pauta - o fim da greve, em fiel obediência aos pronunciamentos do Governador de "acabem a greve, não negocio com grevistas!". No dia 11 de janeiro (sexta-feira) pela manha ao divulgarmos os resultados do Comando Unificado na Rádio Educadora, fomos surpreendidos com a voz do Prof. Jurandir Timóteo (assessor de comunicação) que comunicava que "a greve havia sido suspendida, entraria-se em estado de greve, com retorno das aulas dia 21 de janeiro, formação de uma comissão ampliada para negociar com o governo e, em caso de não obtenção de êxito na negociação voltar-se-ia a greve.

SE VOCÊ TEM DÚVIDA DO QUE ESTÁ LENDO, SIGA A LEITURA DOS DOCUMENTOS DIVULGADOS NO SITE DA URCA QUE FACILITAMOS PARA SUA COMODIDADE:

NOTIFICAÇÃO À REITORIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Crato, 11 de janeiro de 2008

Ao Magnífico Reitor
Professor Plácido Cidade Nuvens

Os professores da Universidade Regional do Cariri, reunidos em Assembléia Geral convocada pelo SINDURCA, no dia 10 de janeiro do corrente, decidiram, por ampla e inequívoca maioria, pôr fim ao movimento grevista que vinha em curso nesta IES. A proposta aprovada decretou a suspensão da greve e o retorno às atividades no próximo dia 21 de janeiro.
Em face da atmosfera tensa com que se desenrolou a Assembléia, julgamos, ainda, pertinente esclarecer que:

1. A direção do SINDURCA, ao longo de todo o movimento grevista, convocou apenas duas Assembléias e em nenhuma delas dispôs a pautar a Avaliação da Greve;

2. A categoria, reagindo a esse abuso autoritário, alterou, por larga margem de votos, a pauta da última Assembléia, fazendo constar a Avaliação da Greve;

3. A Assembléia transcorreu em clima de cordialidade e a plenária apoiou a alteração dos termos da proposta a ser apresentada pelo Comando de Greve Unificado ao Governo do Estado, em 11 de janeiro de 2008, além de ter elegido a delegada, professora Zuleide Fernandes Queiroz, ao XXVII Congresso do ANDES-SN, conforme proposta da Direção do SINDURCA;

4. Ao passar-se ao ponto de Encaminhamentos, a mesa diretora dos trabalhos, presidida pelo professor Francisco Augusto Nobre, cronometrada pelo professor Glauberto Quirino e secretariada pelo professor Evilásio Martins, numa clara demonstração de intolerância e alheamento à tradição democrática, negou-se, peremptoriamente, a submeter à apreciação da plenária a proposta de suspensão da greve e das duas propostas de continuidade, encaminhadas, respectivamente, pelos professores Edson Soares Martins, Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro e Fábio José Rodrigues da Costa;

5. Instada a proceder ao encaminhamento da questão, a mesa diretora dos trabalhos desertou. Abandonando a Assembléia sem submeter à plenária a decisão de pôr fim aos trabalhos, a condução dos trabalhos foi retomada, a partir de encaminhamento da sindicalizada Fátima Pinho, elegendo-se nova mesa, presidida pelo professor sindicalizado Edson Soares Martins, cronometrada pelo sindicalizado professor Darlan de Oliveira Reis Junior e secretariada pela professora sindicalizada Beatriz Tupinambá Freitas.

6. A mesa eleita para dar continuidade à Assembléia do Sindurca submeteu as três propostas à apreciação da plenária, tendo a proposta de suspender a greve obtido 28 votos favoráveis; a proposta de dar continuidade não obteve votos e a terceira proposta, de dar continuidade à greve e convocar nova assembléia para o dia 21 de janeiro, obteve 1 voto.
Solicitamos, portanto, que Vossa Magnificência, em nome da Reitoria da URCA tome as providências no sentido de proceder ao ajuste do Calendário Acadêmico, tomando como base a data de 21 de janeiro como retorno às atividades acadêmicas, conforme decisão soberana da Assembléia.
Subscrevem esta notificação, os professores

Edson Soares Martins (Diretor do Centro de Humanidades)
Darlan de Oliveira Reis Júnior (Chefe de Gabinete)
Beatriz Tupinambá Freitas (Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde)
http://www.urca.br/textos/s1/NotciasEventos/pdf/notificacaoFimGreve.pdf

COMUNICADO ASSINADO PELO PROF. REITOR PLÁCIDO CIDADE NUVENS

Em: 11.01.2008 - às 17:23 Fim da Greve: Atividades letivas da URCA serão reiniciadas dia 21 de janeiro
O Reitor da Universidade Regional do Cariri, Professor Plácido Cidade Nuvens, em face da notificação do resultado da Assembléia do SINDURCA, realizada em 10 do corrente vem a público comunicar que as atividades letivas da URCA serão reiniciadas em 21 de janeiro próximo, uma vez que a categoria dos docentes decidiu suspender a greve e retomar as negociações com o Governo do Estado.
A Reitoria, no sentido de propiciar as medidas necessárias ao retorno às aulas, já tomou as iniciativas de efetuar a adequação do Calendário Acadêmico, objetivando a finalização do semestre em curso.
Esta Administração, ao mesmo tempo em que externa à sociedade as medidas adotadas, convida todos os membros da comunidade acadêmica a reassumirem suas atividades, em respeito à decisão soberana da Assembléia do Sindicato dos Docentes.
http://www.urca.br/ViewCont/news/IndexNews.php?cod_news=749&ref=0&idMenuP=1&reitor=nulo&filtro=nulo2&ref=0&idMenuP=1


Cargos Comissionados da URCA, UECE e UVA Recebem Prêmio (Adicional de Férias, Sem Férias!!!)

Outro grande golpe deste governo foi o pagamento em "sigilo" do Adicional de Férias aos Cargos Comissionados como antecipação pelo empenho em por fim a greve dos professores que até o momento seguem em greve e sem reivindicarem um direito legitimo da categoria por compreenderem que ser ético é estar de greve sem receber adicional de férias ou até mesmo gozá-las. A dúvida que nos resta é saber se os nossos dirigentes estão: 1) trabalhando; 2) de férias; 3) em greve, como reivindicam???

Nenhum comentário: