domingo, 27 de janeiro de 2008

Enchentes do Salgado a encher de vida e esperança o Cariri

Com as recentes chuvas que banharam o Cariri a paisagem física e humana desta região aos pouco vai mudando, sobretudo em Aurora com a incidência divinal das últimas precipitações pluviométricas a evidenciar o começo da quadra invernosa. Tudo melhorou, especialmente o clima que dantes estava quase insuportável, dado o elevado grau de sua temperatura. Mais uma vez o homem sertanejo renovar suas esperanças com os céus no sentido do aplacamento das suas agruras cotidianas.
Em Aurora, o nosso rio Salgado - cartão-portal da cidade - agora está grávido de beleza e promessas. Até peixe já começara a ofertar graciosamente aos seus eternos pescadores ribeirinhos... Um quadro que bem se plastifica numa autêntica dádiva dos deuses! É maravilhoso pudermos ver este sentimento de felicidade estampando no semblante da nossa gente do sertão adentro, eternos esquecidos de uma história longa quase perdida na poeira dos anos e do tempo.
Contudo, são eles próprios que têm a missão de fazer brotar da terra, cotidianamente, o verdadeiro milagre da multiplicação do pão para a sobrevivência dos homens. Com o suor do rosto, os calos das mãos, fé no peito e a força dos braços, estes valentes do Cariri - hercúleos de uma lida do sem-fim, provam-nos todos os dias que viver antes de mais nada é um ato de bravura e eterno comprometimento com as utopiad dos dias felizes e de farturas.E que sem isso não será permitido a ninguém viver de verdade, mas quanto muito, apenas existir. O Salgado é por assim dizer; todo o mel caririense a adoçar o tempo todo as suas vidas. O rio de uma saudade distante quase perdida e sem idade adornando nossa visão e, edificando como diria Euclides, uma estrada para o mundo todo.Foi ele(o rio Salagado) quem sempre inspirou os poetas e encantou as donzelas com sua geometria lúbrica como quem está sempre a nos apontar novos caminhos. A beleza do Salgado nos torna grandes no exato instante em que o sentimos escorrer nas nossa mãos como sangue das nossas próprias veias fertilizando o chão e as esperanças da nossa gente.Assim é que nos sentimos fazer parte dele, nessa capilaridade de emoções múltiplas e diferentes que ora se traduz numa só palavra: Adoração!

José Cícero
Professor, Poeta, Escritor, Pres.Mun. do PC do B, Assessor de Imprensa do prefeito de Aurora, xarlos Macedo.
Aurora-CE

Nenhum comentário: