terça-feira, 7 de outubro de 2008

DEPUTADOS FEDERAIS SAEM DERROTADOS

Há uma idéia do senso comum de que, em uma disputa eleitoral, os agentes políticos já tarimbados em outras disputas partem na frente dos seus concorrentes, sobretudo quando esses agentes ocupam cadeira na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal. As eleições de 2008 no Ceará, no entanto, mostraram que as coisas não são simples assim. Aqui, vários congressistas amargaram derrotas sejam pessoais ou de seus aliados durante essas disputas no último pleito.

No caso mais conhecido, na Capital cearense, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), recordista nacional de votos para deputado federal em 2006, distanciou-se do seu partido e do irmão, o governador Cid Gomes, para apoiar a candidatura de sua ex-mulher, Patrícia Saboya, que também é senadora da República. O fato é que Ciro não conseguiu transferir os votos e o prestigio político para a ex-mulher e nem mesmo ela, como senadora, que obteve uma votação expressiva em 2002, quando se elegeu, conseguiu repetir o bom desempenho. Perderam os dois, para a prefeita Luizianne Lins.

Perdendo

Em Juazeiro do Norte, em igual caso de envolvimento de dois parlamentares federais, também houve derrota dos representantes cearenses em Brasília. Manoel Salviano (PSDB), candidato a prefeito daquela cidade, formou uma aliança com o também deputado federal José Arnon Bezerra (PTB) para conseguir retomar à Prefeitura, mas os dois juntos acabaram perdendo para o ex-vereador Manoel Santana (PT). Arnon tinha apresentado o irmão como candidato a vice do deputado Manoel Salviano.

Retornando a Juazeiro, o prestígio político da deputada federal Gorete Pereira (PR) de igual modo não foi suficiente para fazer com que ela chegasse à chefia do Poder municipal nas eleições passadas. A parlamentar candidatou-se à Prefeitura da cidade, mas acabou ficando em quarto lugar com pouco mais de 1.100 votos, ou 0,9% do total, em sua terra.

Na Região Metropolitana, o deputado federal José Gerardo Arruda (PMDB) viu a vitória de sua esposa e atual prefeita do município, Inês Arruda, escapar em uma virada do candidato da oposição, Washington Gois (PRB). Outro grupo tradicional que perdeu hegemonia nessas eleições foi no município de Acaraú. Lá, o deputado federal Aníbal Gomes, que conseguiu quase 180 mil votos em 2006, estando entre os quatro mais votados não foi capaz de evitar a vitória do petista Pedro Fonteles, o ´Pedim do Cleto´, que desbancou o seu irmão, Manuel Duca, o ´Duquinha´.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: