O tema "Ser Nordestino"
Num mundo globalizado, tendemos cada vez mais a vestir as mesmas roupas, nos alimentar com as mesmas comidas e consumir os mesmos conteúdos simbólicos, mas existe a tendência inequívoca de afirmação de pequenas e infinitas diferenças, um espaço para a afirmação dos desejos de cada sociedade, grupo ou indivíduo.
As especificidades culturais de cada país ou região podem passar desapercebidas para quem é de fora. É comum para um paulista, um carioca ou um mineiro ignorar as expressões individuais do Nordeste. É fácil dizer que são todos "nordestinos". Já para um cearense ou um pernambucano, ser nordestino tem outra dimensão, que diz respeito às singularidades das diversas culturas que habitam a região.
O tema "Ser Nordestino" propõe a discussão - através da produção de vídeos com no máximo um minuto de duração - das diferenças e singularidades de cada uma dessas culturas: "ser pernambucano", "ser alagoano", "ser baiano", "ser cearense" etc. Ao lançar esse tema, está sendo proposto um jogo entre o clichê que toda cultura carrega e as diferenças que podem contradizer ou confirmar esses clichês.
Para participar, basta inscrever-se gratuitamente até o dia 15 de novembro no site do Festival do Minuto ( www.festivaldominuto.com.br
* um prêmio de R$ 3.000,00 para o melhor vídeo;
* e mais três prêmios de R$ 1.000,00.
A cerimônia de premiação dos melhores vídeos do tema "Ser Nordestino" será realizada no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, no dia 4 de dezembro. Na semana de 2 a 7 de dezembro, acontecerão exibições da Mostra dos Melhores Minutos de 2008, em 30 centros culturais nordestinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário