A quantidade de vereadores de oito municípios cearenses será questionada na Justiça para que seja acrescentada uma vaga em cada um deles. A informação é do presidente da União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Ceará (UVC), Deuzinho Filho, ao acrescentar que o pedido será realizado com base no aumento da população apurado pelo IBGE no ano de 2007.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para o crescimento da população em vários municípios cearenses. No entanto, apenas oito conseguiram mudar de faixa populacional, possibilitando o acréscimo de uma vaga na Câmara Municipal. Nessa condição estão os municípios de Acopiara, Caucaia, Horizonte, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Trairi e Viçosa do Ceará.
O número atual de vereadores foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2004 com base na estimativa populacional divulgada em 2003 pelo IBGE. Os critérios adotados foram declarados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do recurso especial número 197.917 que definiu 36 faixas de população, estabelecendo para cada uma a quantidade de vereadores a serem eleitos.
Para as eleições deste ano o TSE não baixou nenhuma resolução fixando o número de vereadores para compor cada Câmara Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário