As drogas deixaram de ser só um problema urbano e passou a ser um problema também da zona rural. A observação foi do deputado Artur Bruno (PT) que levou ontem, à tribuna da Assembléia Legislativa, a discussão de um problema que segundo o parlamentar é problema para várias famílias brasileiras.
Artur Bruno lembrou que o Governo do Estado enviou mensagem à Casa, já aprovada, que cria o Sistema e o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, mas não é o bastante, disse. Falta investir mais na causa. “Não basta apenas criar uma lei instituindo um Conselho é preciso ações, orçamento, recursos e iniciativa não só do Governo, mas também da sociedade”, afirma.
Para o petista, no combate às drogas é preciso o envolvimento da família, Igreja e da escola. Segundo o deputado, as escolas não estão cumprindo seu papel. É preciso chamar os alunos para debaterem o problema e ampliar ações de prevenção. Na família, cabe a orientação dos pais, não basta dizer que o filho deve ficar longe das drogas é necessário explicar os danos que elas causam.
“É preciso envolver toda a sociedade nesse trabalho permanente de combate às drogas e em políticas públicas de prevenção e recuperação de dependentes”, alerta. De acordo com ele, a recuperação de dependentes químicos é outra falha do Estado. “Desconheço instituição pública que possa recuperar drogaditos, pessoas que se envolvem nas drogas e querem sair. Muitos não têm condições de pagar as clínicas particulares”, enfatizou, lembrando que a questão reclama muito mais atenção.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário