quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

AFTOSA

Coincidência ou não, os dados referentes à segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará foram divulgados, exatamente, na mesma semana em que os auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizam a vistoria para uma possível mudança da classificação da doença no Estado. De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Camilo Santana, o índice atingido nesta segunda etapa, de 87,6%, é bastante aceitável pelo Ministério para a mudança de classificação. “Essa campanha é uma das exigências do Ministério para a mudança de classificação. Estamos ansiosos para que isso seja possível”, destaca Santana.

De todas as cidades do Estado, 60 delas vacinaram 100% do rebanho, enquanto que 48 municípios ficaram acima de 90%; 53 cidades tiveram índice superior a 80% de vacinação e somente 23 municípios ficaram abaixo desta média.

Ao comparar com a primeira etapa de vacinação, Camilo diz que sempre há uma redução porque os produtores pensam que, quando chega o período de estiagem, o gado não adoece. Na primeira etapa foram vacinados 2.056.786 de todo o rebanho do Estado, enquanto que a segunda etapa teve uma queda de 2,58% quando comparada com a primeira etapa.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: