quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

APROVADA A CRIAÇÃO DE MILHARES DE VAGAS NO CE

Quatro mil cargos para professor do ensino médio da rede estadual foram criadas ontem, após aprovação de mensagem do Executivo. As vagas serão preenchidas por concurso público. O projeto de lei destaca que a necessidade da criação das vagas se deve ao cumprimento das determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A Casa aprovou ainda mais três matérias.

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) destacou que a criação dessas vagas irão permitir uma recomposição diminuindo os contratos temporários. “É uma recomposição para que a educação pública possa ser ministrada com eficiência e valorização dos servidores que agora terão estabilidade dos seus serviços. Ao referendarmos essa mensagem estamos pensando de forma plural em valorizar a educação cearense”, destacou.

Profissional

O deputado Ely Aguiar (PSDC) também parabenizou a mensagem, lembrando que recentemente a Casa aprovou matéria do Executivo que instituiu remuneração mínima dos professores do Estado em R$ 950. “Agora, fico satisfeito porque mais uma vez estou votando a favor da categoria´. Outra matéria que também se refere a área de educação, aprovada ontem, é a que dispõe sobre a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEPP), que segundo o projeto de lei, atenderá “ás demandas e desafios específicos de sua oferta de ensino médio integrado à educação profissional e da jornada de tempo integral”.

A mensagem ainda cria 500 cargos de direção e assessoramento superior denominados e distribuídos pelo governador por decreto. Estabelece ainda a gratificação de desempenho aos professores que serão lotados nessas escolas e que desempenharão suas atividades em regime de tempo integral.

Crédito

As outras duas matéria aprovadas, uma autoriza a criação e alteração de programas e ações orçamentárias no Plano Plurianual (PPA) para inclusão de novos projetos como o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Ceará (Profisco), Copa 2014, Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) dentre outros. A última autoriza o Executivo a abrir crédito especial no valor de R$ 3,5 milhões que tem como objetivo atender projetos e ações do Estado, como o Fundo de Modernização e Reaparelhamento da Procuradoria Geral do Estado.

Nenhum comentário: