segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ARTE EDUCADORES PARTICIPAM DE ENCONTRO NO CRATO

Arte educadores de todo o Brasil participaram no Cariri, do 18º Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, com a presença de 700 profissionais do setor. O congresso se realizou no período de 27 a 30 de novembro, no auditório da Rádio Educadora, em Crato.

O presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB), professor José Mauro Ribeiro, alertou para a importância de troca de experiências que o congresso proporcionou. “A preocupação não é simplesmente formar o artista, mas ensiná-lo a ter opinião própria e uma posição definida sobre a sociedade”, observou.

O professor de teatro Arão Paranaguá, da Universidade Federal do Maranhão (UFM), avaliou que o congresso realizado no Cariri foi uma oportunidade de aproximação de pessoas afastadas do ensino da arte no Brasil. Fez questão de destacar que a região, por ser um celeiro da cultura nordestina, não deixa de ser um cenário natural e perfeito para pesquisas e execução de políticas culturais.

Para a professora de artes visuais Lêda Guimarães, da Universidade Federal de Goiás (UFG), os congressos dos arte educadores têm sido um fórum de luta e conquistas para os profissionais da arte e da cultura como um todo, em todas as linguagens. “A FAEB foi muito feliz na escolha do Cariri, coração do Sertão nordestino, para realizar a essa edição do congresso, pois aqui, o efeito é de politização, através da descentralização entre as artes e culturas do Sul com Nordeste”, finalizou a professora. No congresso, foram debatidos temas como políticas publicas para o ensino da arte educação, cultural visual, educação contemporânea, gênero e sexualidade.

Nenhum comentário: