segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PREFEITOS ELEITOS IRÃO DISCUTIR PREVIDÊNCIA MUNICIPAL

Repensar o sistema de previdência social brasileira e trabalhar a perspectiva de implantar a previdência municipal nas cidades do Cariri. Esse é pensamento dos organizadores do encontro de prefeitos a ser realizado, no Ingra Hotel, em Juazeiro do Norte, no dia 5 de dezembro, pela Associação dos Prefeitos e Municípios da Região do Cariri.

No encontro, técnicos da Lexprev Consultoria irão apresentar aos prefeitos eleitos as vantagens de se trabalhar uma previdência municipal solidária. O professor Marcos Eliano, assessor técnico da ASP Cariri defende que os municípios do Cariri devem imitar Juazeiro do Norte. “Hoje, Juazeiro tem R$ 10 milhões em caixa, o que mostra que a previdência municipalizada é positiva, principalmente, para os usuários, ou seja, o servidor público”.

Para Marcos Eliano, essa discussão é oportuna, pois os novos prefeitos irão se deparar com novos e diversos desafios. A municipalização da previdência, para Eliano, é uma saída para que os municípios contenham gastos públicos e possam investir em áreas estratégicas. “Na previdência social geral, os índice de desconto chegam a 21%, e, na previdência municipal, esse índice cai para 11%” ,afirma Eliano, lembrando que no caso de Juazeiro do Norte, os índices de descontos iniciais eram 14% e, atualmente, apenas 11,4%. Reduzindo em 10% o recolhimento para a previdência. O dinheiro que não será recolhido pode ser investido em áreas sociais, como a criação de um programa de segurança pública municipal, defende Marcos Eliano.

Nenhum comentário: