terça-feira, 23 de dezembro de 2008

ARTISTA FABRICA PEÇAS DE MADEIRA EM CRATO

Pintar, desenhar e modelar são atividades de expressão criadora, onde o indivíduo pesquisa a própria emoção, desenvolvendo percepções, imaginação e raciocínio, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e hábitos de trabalho. Criar é uma tendência natural que se manifesta através da espontaneidade. As artes plásticas permitem a realização de desejos, a satisfação de necessidades pessoais e a afirmação do eu. Assim trabalha o artista plástico Daniel Hubert Bloc Boris, que, de forma artesanal, produz peças das mais variadas. Filho de pais franceses, mas nascido no Crato, passou 33 anos fora de sua cidade natal. Agora, de volta ao Crato, montou um ateliê no centro da cidade, onde atende a um seleto grupo de clientes que gostam de artigos requintados.

Mesas, piscinas, decks, consoli, espelhos e molduras à base de madeira, são alguns dos objetos fabricados por esse cratense de sangue francês. Daniel diz que as peças são feitas por encomenda e as produz manualmente. O artesanato é um dos destaques de seu trabalho. A clientela é pequena, mas com bom poder aquisitivo e um gosto por um corte mais artístico. Esse perfil garante uma boa fonte de renda para Daniel e belos produtos nas casas dos cratenses.

O artista conta que muitas de suas peças estão expostas no Museu de Maranguape, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, retratando todo o passado histórico da cidade. Bloc Boris já participou de exposições em Fortaleza, durante a Expocrato, e em outros eventos culturais. Na sua concepção, a obra mais importante é um quadro de Nossa Senhora, que está com Arícia Cordeiro Nobre, em Maranguape. Nesta obra está todo o seu sentimento religioso e artístico, além de um acabamento especial. “Nem sei de onde veio tanta inspiração”, disse o artista.

Nenhum comentário: