quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

BERRO CARIRI

Serão abertos hoje, às 17 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício do Crato, o V Berro Cariri e a III Exponativa, exposição de ovinos e caprinos da região. O evento, que se prolongará até domingo, é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e Universidade Regional do Cariri (Urca). O presidente do Grupo Gestor, Francisco Leitão Moura, confirmou a inscrição de 900 animais. O volume de negócios, segundo Leitão, gira em torno de R$ 1 milhão.

Paralelamente, será realizada uma exposição de cães de raças, com participação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Ceará, uma repetição da mesma amostra ocorrida na Expocrato.

As exposições também contemplarão, este ano, outros setores da atividade econômica, como a apicultura e a mandiocultura. Além da exposição de animais e produtos derivados da ovinocaprinocultura, serão realizados debates e seminários como forma de difundir o conhecimento sobre o rebanho que mais se adapta ao clima árido nordestino.

O objetivo é melhorar geneticamente o rebanho de ovinos e caprinos no Estado, além de aumentar a produção. Funciona como um grande pólo comercial para os criadores, compradores e financiadores de todo Ceará e outros estados. Agentes financeiros, como Banco do Nordeste e Banco do Brasil, estarão com agências para financiar venda de animais e produtos agrícolas.

A exemplo do que aconteceu na Expocrato, voltarão a funcionar no parque o engenho “Cratinho de Açúcar” e a casa de farinha para a venda de mel, alfenim, rapadura, garapa, tapioca, beiju e bolo de mandioca. O objetivo, segundo Leitão, é fortalecer este setor tradicional da agroindústria do Cariri que está passando por um crise de mercado. Mais uma vez, a Central da Picanha será instalado no Parque.

Shows
Para os três dias de funcionamento, estão programados shows com artistas da terra e convidados, entre os quais o sanfoneiro Waldonys, Flávio Leandro, Dalton e Daniel, Epitácio Pessoa e Herdeiros do Rei, Joãozinho do Exu e a dupla Ítalo e Reno — dois jovens sanfoneiros cearenses, graduados em música, com formação erudita e, ainda por cima, pianistas, arranjadores e compositores, são a mais nova sensação da música nordestina.

Na programação cultural, apresentações de reisados, festival de violeiros, com a participação dos repentistas Júlio Carneiro e Nascimento Araújo; Zé Viola e Ismael Pereira; Gilvan Granjeiro e Zé Fernandes; Sílvio Granjeiro e Francinaldo Oliveira e Pedro Bandeira e João Bandeira.

Mais informações:
Centro de Atendimento ao Cliente (Ceac) da Ematerce
(88) 3523.2131
E-mail: ceac040@ seagri.ce.gov.br

Nenhum comentário: