quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

COMÉRCIO NO NATAL

Iguatu. O mês de dezembro trouxe esperança para os lojistas desta cidade, que é pólo comercial da região Centro-Sul. Nas últimas duas semanas, os consumidores resolveram ir às compras, movimentando os setores de confecção, artigos de presente, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos e material de construção. O Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) estima que as vendas em dezembro serão, em média, 10,5% superior no comparativo com o mesmo período de 2007.

Empresários e a Prefeitura de Iguatu firmaram parceria para decoração das ruas, praças e lojas. A abertura oficial da programação de Natal com a iluminação dos espaços públicos acontecerá no próximo dia 10. Haverá uma programação de shows na Praça da Sé Catedral. A novidade neste ano, é que no período de 12 a 24 próximos, as lojas vão funcionar até as 20h30, graças ao acordo firmado entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Comerciários. Para atrair os consumidores, a campanha ´Iguatu Natal de Prêmios´ vai sortear no próximo dia 26, R$ 5 mil em vale compras e duas motos.

Já no município de Juazeiro do Norte, no Cariri, os lojistas preferem não arriscar muito na reposição de estoques para as vendas durante o Natal. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para este ano é de 10% no aumento das vendas em relação aos meses anteriores. O investimento na decoração nas lojas do Centro da cidade reflete a preocupação dos comerciantes.

Segundo a presidente da CDL, Antônia Anier Salustiano, com a política houve pouco tempo para planejar a campanha de fim de ano da entidade, mas tem buscado incentivar o consumidor, por meio de propagandas nas rádios locais e distribuição de cartazes. Ela considera o consumidor cauteloso, já que as compras têm se restringido principalmente a objetos de valores reduzidos, mas o setor de roupas e calçados sai na frente. No Cariri Shopping, a decoração natalina tem sido um dos pontos fortes para atrair o consumidor.

Antônia Anier ainda ressalta o grande número de inadimplentes, mas diz que algumas pessoas, mesmo conseguindo quitar uma dívida, continuaram com outra e permanece negativado no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC).

A cidade também investe no turismo, com o terceiro ano de montagem da Casa do Papai Noel, que este ano conta com uma biblioteca, fábricas de doces, chocolates, brinquedos e uma fazendinha. A cada noite, das 18 horas às 22 horas, a casa recebe, em média, 120 visitantes, entre crianças e adultos.

Mais informações:
Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu
(88) 3581.1448
CDL de Juazeiro do Norte
(88) 3511.2500

Nenhum comentário: